Início do conteúdo

Live aborda “Beleza Negra, os Traumas do Racismo, a orientação materna e jurídica”

“Beleza negra, os traumas do racismo, a orientação materna e jurídica” é o tema da live promovida pelo Museu Afro-Brasil-Sul, da Universidade Federal de Pelotas (MABSul/UFPel), nesta segunda-feira (29), às 19h. A transmissão será pelo canal do MABSul no YouTube.

No mês da beleza do Museu Afro-Brasil-Sul, novembro de 2021, foram abordados os padrões estéticos vigentes que fazem parte do racismo estrutural, os quais definem o padrão de quem deve ou não ocupar uma função de prestígio em determinadas empresas e que, muitas vezes, não coloca o povo negro como “de boa aparência” nas seleções de RH (Setor de Recursos Humanos das empresas).

A forma como crianças negras e seus pais tratam essas temáticas desde a infância com seus filhos também foi outra pauta tratada ao longo do mês. Estética negra, cabelos, arte, entre outros correlacionados.

Buscando tratar de temas tão caros para a sociedade, o MABSul convidou para a live a empresária Susiene Melo, proprietária do Salão Susi Beauty Hair em Porto Alegre, especializado e totalmente voltado para o resgate da autoestima de mulheres com cabelos crespos, cacheados e ondulados; a mãe negra pelotense e bacharel em Direito Vanessa Silva e a psicóloga clínica Cleide Atiense, as quais abordarão os traumas gerados desde a infância e as soluções possíveis nos campos do direito e da psicologia. O encontro será mediado pela socióloga Jocelem Ribeiro.

Publicado em 29/11/2021, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags cultura negra, Infância, live, MABSul, Museu Afro-Brasil-Sul, racismo.