Inova a Cuca reúne startups da região

Uma ebulição de ideias e conexões teve início nesta segunda-feira (29) no Pelotas Parque Tecnológico com o evento Inova a Cuca – 2º Encontro de Startups da Região Sul do Rio Grande do Sul. O evento, que tem entre as entidades organizadoras a Superintendência de Inovação e Desenvolvimento Interinstitucional da Universidade Federal de Pelotas (Inova/UFPel), reuniu em seu primeiro dia de atividades 39 empresas inscritas para pitch – apresentação breve de negócios. O encontro prossegue na terça-feira (30), dessa vez com palestras envolvendo variadas temáticas relacionadas ao empreendedorismo e abertas ao público pelo YouTube.

A proposta do encontro é de proporcionar um espaço onde as empresas possam apresentar suas ideias de produtos e serviços e a partir daí estabelecer conexões. Além da troca de ideias entre elas, as startups também ficam “na vitrine” para possíveis investidores. Uma banca formada por convidados seletos de aceleradoras e headhunters foi convidada especialmente para avaliar os pitchs apresentados. “O objetivo é fazer com que o pessoal conheça os negócios uns dos outros e também articular a busca de investimento, como incentivo para financiar projetos que a gente tem hoje”, destacou o coordenador do Escritório de Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia e Empreendedorismo da UFPel, Felipe Marques.

O evento reúne cinco incubadoras de Pelotas e Rio Grande – Conectar (UFPel), Ciemsul (Universidade Católica de Pelotas – UCPel), Hélice (Instituto Federal Sul-Rio-Grandense – IFSul), Innovatio (Universidade Federal do Rio Grande – FURG) e do Senac, além de participação da Criatec (Unijuí) e parceiros do ecossistema empreendedor da região. Os quase 40 inscritos na apresentação de pitchs são avaliados pelos headhunters de inovação tecnológica Tathiana Moreira (Startup Lab/RS), Mauro Meireles (Pelotas Parque Tecnológico), Cândida Busatto (Sebrae), Aislan Menk (Aceleradora Stars) e Mauro Bom (Associação Comercial de Pelotas).

A rodada de pitchs contava com três minutos de apresentação de cada startup, com direito a mais dois para perguntas da banca. Presidente da Helper, empresa incubada na Conectar, Marcos Roberto Alves Ferreira foi um dos que participou do evento. Startup de biotecnologia, a Helper presta serviço de pesquisa, desenvolvimento e inovação em vacinas e testes diagnósticos para veterinária. Seu principal foco é fazer a conexão entre universidade e setor produtivo, tanto trazendo demandas da indústria para serem solucionadas por consultores das instituições de ensino quanto levar o que é produzido na academia para fora. Para ele, o ponto principal do encontro é o fomento da network. “Trocar ideias com pessoas diferentes, amadurecer a proposta e fazer contatos é o principal. É pela conexão que surgem as oportunidades”, salientou.

Palestras
Nesta terça, terão lugar as palestras “Uma visão do mercado de cima para baixo”, com Dimas Facioli (diretor da Facioli Consultorias – SP); “O desafio de inovar e empreender para transformar”, com Celso Ienaga (sócio fundador da Dextron Consultorias – SP); “Como alcançar a inovação com a utilização de incentivos fiscais”, com Tathiana Moreira (Startups Lab/RS) e “Alternativas de inovação universidade-empresa”, com Vinícius Campos (superintendente de Inovação da UFPel).