Live revela vencedores do prêmio Pindorama

Sexta-feira (26) serão conhecidos os vencedores do prêmio Pindorama, iniciativa cultural promovida pelas Universidades Federais de Pelotas (UFPel), do Pampa (Unipampa) e de Santa Maria (UFSM). A premiação ocorrerá em transmissão ao vivo, tendo início às 17h.

Foram inscritos 581 trabalhos em três categorias – poesia, fotografia e audiovisual – em quatro modalidades: estudantes das Universidades promotoras, seus servidores, comunidade externa e estudantes de Ensino Médio. Os ganhadores recebem, além da láurea, um prêmio em dinheiro, que varia entre R$ 1 mil e R$ 3 mil, dependendo da modalidade. A live de sexta-feira, além de premiar os vencedores, também apresentará as peças vencedoras.

Neste ano, a temática escolhida pela organização foi “Sobre-Viver”, pensada para descolar a vida na pandemia de uma conotação negativa, acentuando a esperança daquilo que também aconteceu de bom nesse período. Dessa forma, se buscou promover e provocar a produção artística amadora: “Isso era necessário para esse momento em que a arte era necessária para entender a vida”, explica a coordenadora de Arte, Cultura e Patrimônio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, Eleonora Santos, que representou a UFPel na organização do prêmio.

Foi também nesta edição que a premiação obteve esse caráter interinstitucional, sendo antes organizado apenas pela Unipampa, recebendo a nomenclatura “Pindorama”, nome de uma palmeira com a qual a população nativa do que hoje corresponde ao Peru identificava o Brasil.

Eleonora destaca, ainda, o fato de haver a premiação financeira, realizada mesmo em tempos de poucos recursos. “Queríamos demarcar que a cultura, a arte e a contemplação também fazem parte dessa sobrevivência à pandemia”, afirma, ao lembrar que isso também é uma remuneração ao trabalho artístico realizado, trazendo valor ao que foi produzido.

A live de premiação poderá ser acompanhada por meio deste link. Ela integra o novo projeto cultural da Universidade Federal de Pelotas, chamado “#SextounaUFPel”.