1º Simpósio Internacional de Neonatologia acontece nesta quinta e sexta-feira

Nos dias 18 e 19 de novembro, o Grupo de Estudos e Pesquisas de Pelotas em Neonatologia, ligado à Faculdade de Enfermagem e ao Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), promove seu 1º Simpósio Internacional. O encontro terá o tema “Prematuro, Família e Equipe: caminhos para o fortalecimento dos vínculos e efetividade do cuidado”. O evento será totalmente on-line e gratuito, com certificação.

O mês de novembro tem como símbolo a cor roxa, em alusão à prematuridade, sendo o dia 17 de novembro o Dia Internacional da Prematuridade. Nesse mês, ações visando conscientizar acerca da importância dessa temática e de prevenir partos prematuros são desenvolvidas por todo o mundo.

De acordo com os organizadores, o nascimento de um filho prematuro é um processo extremamente complexo para os pais e também para a família extensiva. Nesse sentido, o objetivo do Simpósio é fomentar discussões e reflexões sobre a importância da criação do vínculo afetivo entre os pais e o prematuro, destacando o papel da equipe das Unidade de Cuidados Intensivos e Semi-Intensivos Neonatal nesse processo.

O evento ocorrerá no formato de palestras, mesa-redonda e apresentações de trabalho e será transmitido pelo Youtube. As inscrições para participante ouvinte ainda estão abertas e poderão ser realizadas até esta quarta-feira (17).

Inscrições e mais informações podem ser encontradas neste link.

As atividades serão transmitidas pelo canal do YouTube disponível neste link.

Programação:

18h30min – Mesa de Abertura

19h30min – Palestra: Comunicação em saúde: desafios, possibilidades e propostas para o cuidado integral na UTI Neonatal
Palestrante: Dra. Enfa. Maria Julia Paes (USP)
Mediadora: Dra. Enfa. Nara Jací Nunes (HE/UFPel)

8h às 9h30min – Apresentação de Trabalhos
Debatedoras: Mda. Enfa. JosanaMatos (HE/UFPel) e Dra. Enfa. Ruth Irmgard Bärtschi Gabatz (UFPel)

10h – Palestra: A tecelagem do vínculo entre o prematuro e os pais
Palestrante: Msc. Psico. Maria Tereza Maldonado (Diretora da MTM consultoria Psicológica, Membro da ABRATEF)
Mediador: Dra. Enfa. Viviane Marten Milbrath (UFPel)

13h às 14h30min – Apresentação de Trabalhos
Debatedoras: Dda. Me. Simone Pont Zambonato Macluf (HE/UFPel) e Dra. Enfa. Viviane Marten Milbrath (UFPel)

15h – Mesa-Redonda Internacional: Redes de atenção à saúde: acompanhamento do prematuro após a alta-hospitalar
Palestrantes:
Dra. Enfa. Blanca Salgado (Presidente da Asociación Mexicana Neonatal de Enfermería A.C.)
Dda. Enfa. Florbela Neto (Assistente convidada da Escola Superior de Enfermagem do Porto – Portugal)
Msc. Enfa. Maria L. Fernandes Dobler (Professora da Universidad Abierta Interamericana-Argentina);
Esp. Enfa. Carmem R. da Silva Viegas (Enfermeira na Prefeitura de Pelotas);
Mediadoras: Msc. Nut. Verónica Marquéz Costa (HE/UFPel) e Mda. Enfa. Josana Matos (HE/UFPel)

19h30min – Palestra: Participação materna no cuidado ao neonato prematuro em Ventilação Mecânica
Dra. Enfa. Alessandra Vaccari (UFRGS)
Dra. Fito. Cíntia Johnston (ICR/USP)
Me. Airton Pereira (HE/UFPel)
Mediadoras: Dda. Me. Simone Pont Zambonato Macluf (HE/UFPel) e Dra. Ft. Paula Oliveira (HE/UFPel)

21h – Fechamento
Dra. Enfa. Ruth Irmgard Bärtschi Gabatz (UFPel)
Dra. Enfa. Nara Jací Nunes (HE/UFPel)

Publicado em 16/11/2021, nas categorias Agenda, Notícias.
Marcado com as tags Enfermagem, Faculdade de Enfermagem, Hospital Escola.