Etapa de treinamento para ponto eletrônico na UFPel é concluída

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal de Pelotas (Progep/UFPel) concluiu os trabalhos prévios para a implantação do Sistema de Registro Eletrônico de Frequência (Sisref) na Instituição. Foram oito treinamentos e um plantão tira-dúvidas para chefias, três plantões para responder questionamentos de servidores e ampla divulgação de manuais sobre o assunto, além de uma live que reuniu as principais informações a respeito do tema. A data prevista para implantação do ponto eletrônico é 16 de dezembro, conforme prevê a Instrução Normativa 125 de 2020. Porém, para que não haja um registro híbrido de frequência, a intenção é que os efeitos do ponto eletrônico sejam produzidos a partir de 1º de janeiro de 2022.

A implementação do sistema de registro de frequência eletrônico se impõe por determinação legal e em atendimento a órgãos de controle, tais como a Controladoria Geral da União.

O Sisref é acessado por meio de um navegador de internet. Uma das principais dúvidas que surgiram no processo de teste diz respeito ao dispositivo utilizado. De acordo com a Progep, o mapeamento do intervalo de IP foi efetuado considerando a rede cabeada e wifi – assim, será possível registrar o ponto em smartphone, tablet e/ou computador com acesso à internet, via rede da UFPel, desde que esteja localizado no prédio onde o servidor trabalha. Situações peculiares, como é o caso dos Tradutores e Intérpretes de Libras (TILS), estão sendo tratadas de forma específica, respeitando o deslocamento do servidor e facilitando o registro.

Outro dos aspectos esclarecidos é que não é necessário que o dispositivo fique “logado” durante todo o tempo de expediente. O primeiro login do dia no sistema já realiza o registro de ponto. Há uma tolerância de 15 minutos nesse primeiro momento, sendo que o sistema automaticamente retrocede tal período. Servidores que têm jornada de trabalho de oito horas diárias deverão ainda bater seu ponto no início e retorno do intervalo e na saída do expediente; já aqueles que trabalham até seis horas registram-se somente novamente na saída.

Também há a possibilidade de ser feito banco de horas, a critério da chefia, para acúmulo e usufruto no ano corrente em questão. Uma portaria do Gabinete da Reitoria irá regulamentar a questão.

Estão previstas compensações para exames e consultas, em um total anual que varia de acordo com a carga horária semanal do servidor; há, além disso, permissões especiais para, por exemplo, servidores estudantes e pessoas com deficiência, trabalho externo ou indisponibilidade de sistema.

Fique por dentro
Acesse nesta página os manuais e links de acesso para os ambientes de treinamento. A live sobre o Sisref pode ser assistida aqui.

Em caso de dúvidas, contato pode ser feito pelo e-mail frequencia@ufpel.edu.br.