Reitoria e entidades representativas da UFPel discutem o Calendário Acadêmico 2022

A administração central da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) reuniu-se, na manhã desta sexta-feira (29), com a Associação dos Docentes da UFPel (ADUFPel), a Associação dos Servidores da UFPel (ASUFPel) e com o Diretório Central dos Estudantes da UFPel (DCE-UFPel) com o objetivo de discutir as propostas para o Calendário Acadêmico de 2022 que contempla os semestres 2021/2, 2022/1 e 2022/2. Entre os aspectos debatidos está a regularização do calendário acadêmico da Universidade impactado pela pandemia da Covid-19.

A vice-reitora Ursula Rosa da Silva deu início à reunião agradecendo a presença das três entidades representativas da comunidade acadêmica da Universidade para discussão do Calendário Acadêmico. Na sequência, a pró-reitora de Ensino, Maria de Fátima Cóssio, fez uma exposição dos dados dos calendários remotos ofertados durante o isolamento social, apresentando um comparativo dos dados dos semestres anteriores à pandemia.

Na sequência, foram apresentadas três propostas para o Calendário Acadêmico 2022 apontadas pelas unidades e com sugestões das entidades.  Ao todo, 16 Unidades enviaram sugestões que foram compiladas pela Pró-Reitoria de Ensino (PRE), resultando nas três propostas de Calendário Acadêmico para 2022.

De acordo com Fátima Cóssio, haverá uma nova reunião com os diretores de unidades, coordenadores de cursos e chefes de departamentos para finalizar as propostas para o Calendário. “Com as propostas finalizadas, gostaríamos de realizar uma Consulta Pública Universal no período de 6 a 10 de novembro”, disse.

Parecer Normativo

Após todo o processo de discussão e aprovação de uma das propostas de Calendário Acadêmico para o ano de 2022 ainda será necessário para o semestre de 2021/2 a edição de um Parecer Normativo, considerando que as atividades acadêmicas continuarão em sua maioria no formato remoto.

De acordo com Fátima Cóssio, esta etapa também está sendo discutida no coletivo. “As unidades receberão ainda hoje o texto com as sugestões e terão até o dia 10 de novembro para enviar os ajustes”, informou.

Live

A proposta da administração central da UFPel é que, após a definição do Calendário Acadêmico por meio de consulta pública e a compilação dos ajustes ao Parecer Normativo, seja realizada uma live no dia 12 de novembro para esclarecimentos e finalização dos documentos para que no dia 18 de novembro ambos sejam apreciados pelo Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão da UFPel (Cocepe).

Ao final da reunião, as três entidades solicitaram um tempo maior para a discussão e sistematização das propostas até a aprovação final. De acordo com Fátima Cóssio, a aprovação do Cocepe no dia 18 de novembro possibilitará que as Unidades Acadêmicas realizem todas as etapas de oferta de disciplinas e matrículas sem prejudicar o período de férias da Universidade. Contudo, a PRE irá avaliar a possibilidade de prorrogar os prazos.