NESU-UFPel comemora êxito da 1ª Semana da Saúde Única

Na semana de 18 a 22 de outubro, o Núcleo de Estudos em Saúde Única da Universidade Federal de Pelotas (NESU-UFPel) promoveu a 1ª Semana da Saúde Única: conquistas e desafios. O encontro abordou o tema saúde única, um conceito que considera a indissociabilidade entre as saúdes humana, animal e ambiental para garantir os melhores níveis de saúde da humanidade e do meio ambiente. É uma abordagem multisetorial, multidisciplinar e interdisciplinar, que agrega profissionais de várias áreas de formação, tais como: saúde, meio ambiente, ciências sociais, ciências políticas, direito, engenharias, entre outras.

Durante as palestras, os temas saúde única no Brasil e no mundo, conexões e comunicação intersetorial, doenças emergentes e reemergentes, saúde única na atenção básica e relação entre violências humana e animal foram abordados por profissionais renomados. Os palestrantes eram os professores Adolorata Bianco Carvalho (UNESP), Ana Pérola Drulla Brandão (Portal Saúde Única), Fernando Spilki (FEEVALE), Daniel Brandespim (UFRPE) e Laiza Bonela (doutora em Ciência Animal).

De acordo com a Comissão Organizadora, ficou evidente a necessidade de incorporação da saúde única e da multidisciplinaridade como elementos essenciais na grade curricular e na formação de futuros médicos veterinários, bem como a conscientização da necessidade de aperfeiçoamento profissional acerca de comunicação e atuações em saúde em benefício da comunidade. “O NESU agradece imensamente aos cinco palestrantes e aos apoiadores do evento”.

A organização avalia que o alcance do evento foi um sucesso, já que foram 339 inscritos, sendo estes alunos de graduação, pós-graduação, especialização, professores e profissionais de 24 estados brasileiros (veja na imagem ao lado). Grupos de estudos e 123 instituições participaram da 1ª Semana da Saúde Única. Dentre as áreas de formação, profissionais e estudantes de enfermagem, medicina veterinária, odontologia, fisioterapia, nutrição, gastronomia e engenharia. Além disso, os profissionais eram vinculados a instituições de ensino superior públicas e privadas, órgão públicos como secretaria de saúde, meio ambiente e agricultura. “Agradecemos a presença de todos os participantes que interagiram ativamente com os palestrantes e com a equipe de organização através dos chats e redes sociais”, afirmam os organizadores.

Palestras podem ser acessadas
As palestras gravadas estão disponíveis ao público no canal do NESU-UFPel por tempo indeterminado. Uma delas já atingiu 469 visualizações após sete dias de disponibilidade.

Em virtude do êxito do evento, o NESU idealiza a 2ª Semana da Saúde Única, a realizar-se em 2022. Novidades podem ser acompanhadas pelo canal do NESU no Instagram (@nesu.ufpel) ou pelo e-mail nesu.ufpel@gmail.com.

Organização
A semana foi coordenada pela professora Fernanda de Rezende Pinto, com a colaboração das professoras Natacha Deboni Cereser e Helenice Gonzalez de Lima, do Departamento de Veterinária Preventiva, da Faculdade de Veterinária.

A comissão organizadora era composta por médicas veterinárias residentes do Programa de Residência Multiprofissional e Profissional em Área da Saúde, das áreas de concentração: Saúde Coletiva e Inspeção de Leite e Derivados, da UFPel, além de alunos dos cursos de graduação em Medicina Veterinária e Engenharia Geológica da mesma instituição.

Apoio
O NESU-UFPel também manifestou agradecimentos à Faculdade de Veterinária, especialmente aos professores Cristiano Silva da Rosa, diretor da Faculdade de Veterinária; Marcelo de Lima, vice-diretor da Faculdade de Veterinária; Leandro Quintana Nizoli, coordenador do Programa de Residência Multiprofisisonal e Profissional em Área da Saúde (COREMU-UFPel), ao Programa de Pós-graduação em Veterinária (PPGV-UFPel), bem como à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e à UFPel como um todo pelo apoio.

Publicado em 29/10/2021, na categoria Notícias.
Marcado com as tags NESU, Núcleo de Estudos em Saúde Única, saúde, saúde única.