UFPel retoma atividades presenciais

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) retomou, na segunda-feira (18), algumas atividades acadêmicas presenciais. O retorno ocorreu após 19 meses de atividades remotas devido à pandemia da Covid-19. Ao todo, 125 disciplinas iniciaram as atividades práticas de forma presencial, depois de um período de planejamento cuidadoso que envolveu diversos setores da Universidade.

De acordo com a vice-reitora, Ursula Rosa da Silva, a retomada gradual das atividades presenciais iniciou após vários estudos, obras e adaptações necessárias para um retorno com segurança. “Estamos felizes por estar concretizando o retorno que está sendo planejado há bastante tempo, constituímos uma comissão especial para acompanhar as obras e adaptações necessárias nos espaços e orientar as unidades acadêmicas na questão da segurança sanitária”, explicou.

A vice-reitora também destacou que foram feitas visitas presenciais para avaliar os espaços e a organização de toda a infraestrutura necessária para o retorno. “Além disso, organizamos a demanda de transporte nos horários das aulas e dos Restaurantes Universitários”, informou.

De acordo com Ursula, a ideia é de ampliar a oferta de disciplinas presenciais para o próximo semestre e a comunidade acadêmica está discutindo as propostas para o Calendário Acadêmico de 2022, mas a expectativa é que o calendário de 2022 já seja presencial.

Gastronomia

Uma das turmas que retornou ao presencial foi a de Gastronomia. O curso dividiu as seis semanas de atividades práticas em duas disciplinas, sendo que cada professor ficará responsável por uma semana. Além disso, foi necessário realizar a seleção de dez estudantes entre os que estavam aptos, para manter 30% da capacidade máxima da sala de aula.

A professora Angela Galvan ministrou a primeira semana de aulas práticas de Cozinha Brasileira. “Reservamos a manhã da segunda-feira para a parte teórica da disciplina e para a compra dos insumos necessários para a preparação dos pratos e no decorrer da semana realizamos as aulas práticas. Na sexta-feira os estudantes realizaram a prova prática. Os alunos estavam bem empolgados e as aulas foram tranquilas. Todos receberam máscaras N95 e face shield e organizamos a dinâmica da aula para assegurar a biossegurança dos estudantes, mantendo o distanciamento”, explicou.

Medicina Veterinária

Na Medicina Veterinária, os professores também realizaram um planejamento para que as aulas ocorram com segurança. O professor Cristiano Silva da Rosa ministrou a disciplina de Semiologia e destacou que os estudantes estão sendo orientados para utilização das máscaras N95 e para que após as aulas não se reúnam em grupos durante a permanência no Campus. “O retorno foi satisfatório, os alunos estão muito dispostos, tendo em vista o tempo que estiveram afastados. Estamos mantendo todos os cuidados, algumas aulas estão sendo realizadas na parte externa do Hospital Veterinário, com a divisão dos estudantes em três grupos e com a disponibilização de mais de um animal para fazer os treinamentos evitando aglomeração”, informou.

Normas para o retorno presencial

A Administração Central da UFPel preparou um compilado de todas as portarias que versam sobre cuidados contra a disseminação do coronavírus nas atividades administrativas e acadêmicas da Instituição.

O documento pode ser acessado no link: Informações Sobre a Covid-19

Orientações da PRE

A Pró-Reitoria de Ensino (PRE/UFPel) lançou um comunicado com as principais orientações a respeito do retorno às atividades práticas presenciais.

O documento traz informações sobre a organização do retorno a Pelotas; realização de TCCs, estágios e práticas diversas; procedimentos em caso de contágio; datas importantes e as condições de retorno às aulas práticas presenciais. Também há orientações para quem não pode cursar as práticas presenciais neste período letivo.

Leia na íntegra aqui.

Disque COVID UFPel

A UFPel disponibilizou um telefone para orientações sobre quais as condutas devem ser seguidas pelos membros da comunidade acadêmica que estiverem com suspeita ou confirmação de COVID-19 ou que tenham mantido contato com casos suspeitos/confirmados.

O serviço de vigilância e monitoramento da COVID-19 na UFPel funciona pelo telefone (53) 3284.4088, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Publicado em 27/10/2021, na categoria Manchete.