Reuniões do Conselho Consultivo do Hospital Escola são retomadas

Na tarde de quinta-feira (22), foi realizada a primeira reunião da nova composição do Conselho Consultivo do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel). A portaria de nomeação foi publicada no Boletim de Serviços nº 433, após votação realizada no primeiro semestre deste ano.

O Conselho Consultivo é o órgão colegiado permanente de assessoramento ao Colegiado Executivo, que avalia e dá apoio às ações referentes ao planejamento estratégico da instituição. É composto por representantes da governança do HE e de todas as esferas envolvidas no ensino e assistência à saúde, como a própria reitora da UFPel, Isabela Andrade, a Secretária Municipal de Saúde, Roberta Paganini, além de professores e alunos dos cursos das áreas da saúde e de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Na ocasião, a superintendente do HE, Samanta Madruga, abriu a reunião dando as boas-vindas aos novos participantes e falou da importância do grupo. “Esse é um fórum muito importante para o Hospital Escola, é onde podemos planejar e viabilizar a melhor inserção possível da universidade no contexto do sistema de saúde municipal”, disse ela.

A retomada de encontros presenciais levou para discussão importantes pautas como a nova arquitetura organizacional desenhada em rede, que fortalece significativamente o ensino, implementando a diretoria de ensino, pesquisa e atenção à saúde, até então inexistente, e ainda a unidade de inovação tecnológica em saúde. “É um passo importante alinhado a todas as ações que têm colocado em prática a evolução dos hospitais universitários, como investimentos em bibliografias, biblioteca, equipamentos e mobiliário”, destacou Samanta.

Outro tema de destaque apresentado foi o andamento do projeto do novo Hospital Escola, com as demandas das unidades acadêmicas já incorporadas. Uma discussão pertinente com participação da universidade, hospital e gestor municipal, incluindo os acadêmicos e residentes representando os cursos da área da saúde. Samanta apresentou aspectos do projeto que são pautados nas demandas de ensino como os núcleos ambulatoriais, composto por sala de espera, sanitários, salas de ensino e ambulatórios, assim como as unidades de internação que integram ensino e assistência na sua estrutura.

Publicado em 25/10/2021, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags Hospital Escola.