Início do conteúdo

Semana Integrada chega a sua 7ª edição com mais de 5,1 mil inscritos

A partir de segunda-feira (18), a Universidade Federal de Pelotas volta seu olhar para a sua produção acadêmica e, em especial, para o seu papel científico, social e político: é chegado o tempo da 7ª Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão (SIIEPE) da UFPel.

A SIIEPE configura-se como o grande evento acadêmico da UFPel, com expressivos números em todas as suas edições. Em 2021, o número de inscritos, entre apresentadores e ouvintes, já ultrapassou a casa das cinco mil pessoas, número que ainda pode crescer, visto que o registro para ouvintes pode ser feito até domingo (17).

Criada para abrigar a realização conjunta dos eventos temáticos de ensino, pesquisa, extensão e inovação, proporcionando uma integração entre esses que são os grandes pilares da academia, a Semana Integrada é formada por cinco congressos: o 30º Congresso de Iniciação Científica (CIC), o 23º Encontro de Pós-Graduação (Enpos), o 8º Congresso de Extensão e Cultura (CEC), o 7º Congresso de Ensino de Graduação (CEG) e o 5º Congresso de Inovação Tecnológica (CIT).

Foram inscritos, no total de todos eles, 2.676 trabalhos, sendo 940 no CIC, 676 no Enpos, 529 no CEG, 470 no CEC e 61 no CIT. Como na edição de 2020, todas as atividades da Semana Integrada ocorrerão de forma remota: durante as sessões temáticas serão apresentados trabalhos já selecionados pela coordenação em cada área do conhecimento.

Para a vice-reitora da UFPel, Ursula Silva, que ocupa a coordenação geral da SIIEPE, um evento que congregue todas as áreas do saber e da formação proporcionam uma oportunidade para a comunidade acadêmica se conhecer de forma integrada: “É uma forma de os estudantes vislumbrarem novas possibilidades de articulação em temas, pesquisas e ações em sua formação”.

Espaço para debates e cultura

A programação da SIIEPE vai além das sessões temáticas dos eventos que a compõem. A cada ano é escolhido um tema geral, que guia as conferências e palestras apresentadas no cronograma da Semana Integrada. Nesta sétima edição, o assunto proposto é “O papel político, social e científico da Universidade na sociedade atual”.

Para a vice-reitora, essa discussão surge como uma demanda de apontar como a Universidade pode se aproximar mais da sociedade por meio de seus fazeres, em especial em um momento que exige novas respostas a novos desafios e incertezas, principalmente devido ao contexto da pandemia. “É preciso vermo-nos como pessoas que habitam um planeta, e nossas necessidades de vida, de educação, de economia passam por questões de qualidade ambiental, valores sociais, comportamento e vida sustentável, relações de solidariedade, respeito à diversidade e consciência multicultural”, pontua Ursula.

Esse tema será tratado com destaque na conferência de abertura da 7ª SIIEPE, que trará a antropóloga Rosana Pinheiro-Machado, professora da Universidade de Bath (Reino Unido). Ela é especialista em temas como a crise brasileira, a ascensão da extrema-direita e o desenvolvimento de economias emergentes. A atividade ocorrerá na segunda-feira (18), às 18h, e terá mediação da própria vice-reitora e do coordenador de Pós-Graduação da UFPel, Rafael Vetromille-Castro.

Nas demais noites da semana, haverá outras três conferências, todas realizadas às 19h. Na terça-feira (19), o assunto trazido será “Mudanças Climáticas: o que você tem a ver com isso?”; já na quarta-feira (20), serão debatidas “Possibilidades emergentes para o ensino de graduação no contexto atual”; e na quinta-feira (21), o tema será” Trabalho Comunitário e Formação Cidadã”.

Na segunda (18) e na sexta-feira (22), o turno da tarde será voltado para palestras, sobre as seguintes temáticas: “Metodologia PVE para Licenciatura: Aprenda a Fazer Vídeo com seus alunos”, “Acessibilidade visual para ações acadêmicas”, “Gerenciamento de Projetos Sociais: trocas de saberes entre universidade e sociedade como mecanismo de transformação social” e “Universidade Popular e Encontro de Saberes: caminhos possíveis”.

Também ocorrerá, novamente, a Revista Cultural SIIEPE, que, nas noites dos dias 19, 20 e 21, trará à programação do evento arte e cultura. As atividades ocorrerão das 18h às 18h30min.

No site da 7ª SIIEPE, está disponível todo o cronograma do evento, com os links de acesso às sessões temáticas dos eventos componentes e às conferências, palestras e atividades culturais. O acesso pode ser realizado neste link.