Enfermeiros do HE recebem treinamento para captação de córneas

Numa ação do Banco de Olhos, mediada pela articulação entre Unidade de Gestão Assistencial, Divisão de Enfermagem e Gerência de Atenção em Saúde do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel), enfermeiros foram convidados a participar da capacitação com o objetivo de qualificar a nova equipe do Banco de Olhos. A atividade integrou a programação do Setembro Verde, mês de conscientização sobre a doação de órgãos e tecidos, e visou integrar e capacitar toda equipe de enfermeiros que farão parte deste setor.

Conforme explica a chefe da Divisão de Enfermagem, Michele Jacondino, desde o início do mês já vinha sendo feita uma regularização da atuação dos profissionais enfermeiros, técnicos e auxiliares junto ao Banco de Olhos e, nesta semana, foi oferecido o treinamento presencial pela médicos oftalmologistas Juliana das Chagas Meroni Tissot e Eliezer Morais Duarte e pela enfermeira Valdinéia Wrege. “Somos um banco de olhos reconhecido regionalmente, temos uma responsabilidade social com este trabalho e fazemos a captação de córneas em outros hospitais, teremos mais profissionais preparados para atender a demanda da região”, destacou.

As aulas práticas – procedimentos de enucleação e preservação de córneas – estão sendo realizadas em cabeças de suínos cedidas por frigoríficos da cidade, e a previsão é de capacitar 13 profissionais ao total nesta etapa. Foi feito um remanejamento e redimensionamento das equipes para proporcionar um melhor atendimento desta demanda, com profissionais qualificados para esse serviço. Também participou como convidada da capacitação, a enfermeira da Organização de Procura de Órgãos e Tecidos (OPO5), Viviane Aspiroti Mendonça.

Publicado em 13/10/2021, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Hospital Escola.