UFPel tem iluminação alusiva ao Outubro Rosa

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) vestiu-se de rosa para chamar a atenção para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. A instituição está com iluminação alusiva ao Outubro Rosa, movimento internacional que busca compartilhar informações e alertar sobre a doença. Receberam iluminação especial o Bloco A do Campus Anglo, a Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (Faem) e o letreiro na entrada do Campus Capão do Leão.

A UFPel já utiliza iluminação colorida em ocasiões especiais. Após o encerramento do Outubro Rosa, a Universidade instalará a cor alusiva à campanha Novembro Azul, mês mundial de combate ao câncer de próstata.

Alerta e prevenção
De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente na mulher brasileira. Nesta doença, ocorre um desenvolvimento anormal das células da mama, que multiplicam-se repetidamente até formarem um tumor maligno. O sintoma mais fácil de ser percebido pela mulher é um caroço no seio, acompanhado ou não de dor. A pele da mama pode ficar parecida com uma casca de laranja; também podem aparecer pequenos caroços embaixo do braço. Deve-se lembrar que nem todo caroço é um câncer de mama, por isso é importante consultar um profissional de saúde.

Toda mulher com 40 anos ou mais de idade deve procurar um ambulatório, centro ou posto de saúde para realizar o exame clínico das mamas anualmente. Além disso, toda mulher entre 50 e 69 anos deve fazer pelo menos uma mamografia a cada dois anos. O serviço de saúde deve ser procurado mesmo que não tenha sintomas. Saiba mais aqui.