Início do conteúdo

Egressa do PPGO ganha prêmio LAOHA Colgate de apoio à pesquisa clínica

A aluna egressa do programa de pós-graduação em Odontologia da UFPel Juliana Uehara foi contemplada, no último sábado (11), com prêmio LAOHA Colgate de apoio à pesquisa clínica, entregue durante Congresso da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO).

O prêmio é oferecido pela Associação Latino Americana de Saúde Oral (livre tradução para Latin American Oral Health Association – LAOHA), em conjunto com a marca Colgate. O objetivo do prêmio é reconhecer o melhor trabalho científico realizado em seres humanos, incentivando a pesquisa clínica. Participaram nessa modalidade os trabalhos científicos com coleta dados primários coletados em seres humanos, como resultado direto de teses de doutorado, elaborados e apresentados por brasileiros que estavam cursando ou tinham cursado pós-graduação nos anos de 2020 e 2021.

A tese “Detecção e Manejo de Lesões de Cárie ao Redor de Restaurações”, defendida por Juliana é resultado de um ensaio clínico desenvolvido desde o ano de 2016 na Faculdade de Odontologia da UFPel, sob coordenação do professor Maximiliano Sérgio Cenci. O trabalho, chamado CaCIA (Caries Association and Identification in Adults), visa esclarecer e propor diretrizes para o correto diagnóstico e manejo de lesões de cárie ao redor de restaurações (lesões de cárie secundária).

O diagnóstico e manejo dessas lesões são comuns na rotina clínica odontológica, porém há grande variabilidade dos padrões de diagnóstico e tratamento usados pelos dentistas. Dessa forma, a tese investigou questões importantes para auxiliar na melhoria do diagnóstico e manejo das lesões de cárie secundária. São elas:

– Existe influência do critério de diagnóstico utilizado na avaliação de lesões de cárie ao redor de restaurações e decisão de tratamento em dentes posteriores?

– Qual critério avaliado tem a melhor performance na detecção de lesões de cárie ao redor de restaurações?

– Qual o efeito do uso de cada um dos critérios sob investigação, na decisão de tratamento e longevidade das restaurações?