Estudantes concluintes já podem preencher questionário do Enade

Está aberto o prazo para preenchimento do Questionário do Estudante Concluinte no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021. O preenchimento é feito diretamente no Sistema Enade, por meio do link. O prazo para preenchimento vai até o dia 13 de novembro, véspera da prova deste ano.

O questionário do estudante concluinte é fase obrigatória da avaliação, sendo um dos itens verificados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas em Educação (INEP) para a atribuição de regularidade ao estudante concluinte. Sem o seu preenchimento, o concluinte está automaticamente irregular e não poderá colar grau até a sua regularização por ato do próprio INEP, previsto para ocorrer apenas a partir de 1º de setembro de 2022.

A partir das respostas dos estudantes concluintes nesse questionário e do desempenho dos alunos nas provas de formação geral e de componentes específicos da avaliação, são calculados e publicados conceitos e indicadores de qualidade que avaliam os cursos de graduação e a Instituição de Educação Superior participantes do Enade 2021.

A prova está marcada para ocorrer no dia 14 de novembro, às 13h, no fuso horário de Brasília.

O INEP, responsável pela organização e aplicação das avaliações do Enade, lançou algumas dicas para auxiliar os alunos que encontram problemas para acessar o sistema Enade, preencher e salvar o cadastro do estudante ou incluir a sua foto:

• Limpeza de cachê do navegador antes de acessar o sistema Enade (limpar histórico de navegação);
  • “Orientamos que a participante abra uma aba anônima (CTRL+SHIFT+N) para completar e salvar o seu cadastro, se mesmo assim ficar emitindo a mensagem de “carregando” pressione F5, ou CTRL+R para atualizar e manter limpo de cache. Retorne ao menu e verifique se o seu cadastro foi salvo.”
  • “Orientamos ao estudante que realize todo o cadastro preenchendo o campo referente ao nome do pai conforme documento, caso não haja, informe no campo como não declarado. Em caso de problemas com foto, tente incluir uma foto nos padrões 3X4, fundo branco e rosto enquadrado, sem cortar a cabeça, conforme o edital. A foto utilizada não pode conter filtros.”

Se ainda persistir o problema, orientamos que os alunos concluintes registrem demanda ao INEP via Fala BR, serviço de ouvidoria do serviço público federal, disponível neste link, anexando prints dos erros para ilustrar o problema.

Enade 2021 na UFPel

Na UFPel, os alunos ingressantes e concluintes dos seguintes cursos devem ser inscritos, conforme os termos do edital da edição:

1. Artes Visuais – Licenciatura;
  2. Ciência da Computação;
  3. Ciências Biológicas – Bacharelado e Licenciatura;
  4. Ciências Sociais – Bacharelado e Licenciatura;
  5. Educação Física – Bacharelado e Licenciatura;
  6. Filosofia – Bacharelado e Licenciatura – Presencial e EaD;
  7. Física – Licenciatura;
  8. Geografia – Bacharelado e Licenciatura;
  9. História – Bacharelado e Licenciatura – Presencial e EaD;
  10. Letras – Português;
  11. Letras – Português e Espanhol;
  12. Letras – Português e Inglês;
  13. Matemática – Presencial e EaD;
  14. Música – Licenciatura;
  15. Pedagogia (vespertino e noturno); e
  16. Química – Bacharelado e Licenciatura.

O Exame integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). É uma prova realizada a cada três anos para avaliar o desempenho dos estudantes de graduação com relação aos conteúdos específicos do seu curso e a temas de conhecimentos gerais.

O Enade é obrigatório nos cursos de graduação e é condição prévia para conclusão de curso, colação de grau, expedição e registro do diploma dos alunos habilitados, nos termos do edital anual.

O edital do Enade 2021 apresenta orientações gerais, abordando, entre outras questões, a definição das áreas de abrangência do Exame e está disponível neste link.

Todos os estudantes ingressantes e concluintes das áreas e cursos a serem avaliados devem ser inscritos no Exame. Apesar da obrigatoriedade de inscrição dos alunos ingressantes, esses não participam da prova, tendo sua regularidade atestada pelo ato de sua inscrição pelo coordenador de curso.

Já os estudantes concluintes, além de participar da prova, devem preencher obrigatoriamente o Cadastro de Informações Pessoais e o questionário do estudante, dentro dos prazos do edital.

O sistema Enade pode ser acessado no link enade.inep.gov.br.

Quem deve ser inscrito?

1. Ingressantes: aqueles que tenham iniciado o respectivo curso no ano de 2021, estejam devidamente matriculados e tenham de 0 a 25% da carga horária mínima do currículo do curso integralizada até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2021 (29 de Agosto de 2021);
  2. Concluintes: aqueles que tenham integralizado 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso definido pela IES e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2021(29 de Agosto de 2021), ou aqueles com previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até julho de 2022.

Quem faz a Prova?

Os estudantes concluintes dos bacharelados e das licenciaturas avaliados no Enade 2021, devidamente inscritos pelas coordenações de curso.

Os estudantes devem consultar seus Colegiados de Curso para saber se estão nas listas de inscritos.

É imprescindível a leitura do Edital INEP nº 36/2021 para maiores detalhes e para as regras oficiais da edição deste ano da avaliação Enade.

Publicado em 15/09/2021, na categoria Notícias.
Marcado com as tags ENADE, Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes.