Início do conteúdo

Enade: Aberto o prazo para preenchimento do Questionário do Estudante Concluinte

O INEP abriu, nesta segunda-feira (30) o prazo para preenchimento do Questionário do Estudante Concluinte no Enade 2021. O prazo para preenchimento vai até o dia 13 de novembro de 2021, véspera da prova deste ano.

O preenchimento é feito diretamente no Sistema Enade, através do link http://enade.inep.gov.br

O questionário do estudante concluinte é fase obrigatória da avaliação Enade, sendo um dos itens verificados pelo INEP para a atribuição de regularidade ao estudante concluinte. Sem o seu preenchimento, o concluinte está automaticamente irregular e não poderá colar grau até a sua regularização por Ato do próprio INEP, previsto para ocorrer apenas a partir de 1º de setembro de 2022.

Outros três prazos estão abertos atualmente, para alterar o município de aplicação da prova, para solicitar atendimento personalizado e para solicitar tratamento pelo nome social.

Confira algumas informações importantes:

Outros três prazos estão abertos no momento no Enade 2021:

  • Alteração do Município de Aplicação da Prova – até 31 de agosto de 2021

Os alunos concluintes que estejam cursando atividade curricular obrigatória fora do município de funcionamento da sede do curso ou do polo de apoio presencial a que esteja vinculado, na data de aplicação das provas, em instituição conveniada com a IES de origem, podem solicitar aos coordenadores de curso a alteração do local de prova, para realizar a prova no mesmo município onde estiver cumprindo a respectiva atividade curricular, desde que esteja prevista aplicação de prova para sua área de avaliação naquele local.

Além disso, os alunos que se encontrarem fora do município sede de seu curso ou polo de apoio presencial, em ensino remoto emergencial, na data da prova, também podem solicitar ao coordenador de curso ao qual estão vinculados a alteração do local de aplicação de prova, desde que esteja prevista aplicação de prova para a sua área de avaliação no local.

Essa solicitação de alteração de local de prova deve ser feita pelo aluno à coordenação de seu curso e registrada no sistema Enade pelo coordenador do curso ao qual o aluno está vinculado até o dia 31 de agosto de 2021, conforme edital INEP nº 36/2021.

A prova está marcada para ocorrer no dia 14 de novembro de 2021, a partir das 13 horas, horário de Brasília.

  • Solicitação de Atendimento Especializado: de 30 de agosto a 03 de setembro

A solicitação é efetuada pelo estudante concluinte diretamente no Sistema Enade.

O edital 36/2021 traz todos os atendimentos disponibilizados e quais documentos devem ser anexados no sistema Enade pelo aluno para efetuar a solicitação.

  • Solicitação de Tratamento pelo Nome Social: de 30 de agosto a 03 de setembro

A solicitação é efetuada pelo estudante concluinte diretamente no Sistema Enade.

O edital 36/2021 traz todos os atendimentos disponibilizados e quais documentos devem ser anexados no sistema Enade pelo aluno para efetuar a solicitação.

Na UFPel, os alunos ingressantes e concluintes dos seguintes cursos devem ser inscritos, conforme os termos do edital da edição:

  1. Artes Visuais – Licenciatura;
  2. Ciência da Computação;
  3. Ciências Biológicas – Bacharelado e Licenciatura;
  4. Ciências Sociais – Bacharelado e Licenciatura;
  5. Educação Física – Bacharelado e Licenciatura;
  6. Filosofia – Bacharelado e Licenciatura – Presencial e EaD;
  7. Física – Licenciatura;
  8. Geografia – Bacharelado e Licenciatura;
  9. História – Bacharelado e Licenciatura – Presencial e EaD;
  10. Letras – Português;
  11. Letras – Português e Espanhol;
  12. Letras – Português e Inglês;
  13. Matemática – Presencial e EaD;
  14. Música – Licenciatura;
  15. Pedagogia (vespertino e noturno); e
  16. Química – Bacharelado e Licenciatura.

O Enade

O Exame integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). É uma prova realizada a cada três anos para avaliar o desempenho dos estudantes de graduação com relação aos conteúdos específicos do seu curso e a temas de conhecimentos gerais.

O Enade é obrigatório nos cursos de graduação, e é condição prévia para conclusão de curso, colação de grau, expedição e registro do diploma dos alunos habilitados, nos termos do edital anual.

O edital do Enade 2021 apresenta orientações gerais, abordando, entre outras questões, a definição das áreas de abrangência do Exame e está disponível em https://in.gov.br/web/dou/-/edital-n-36-de-12-de-julho-de-2021exame-nacional-de-desempenho-dos-estudantes-enade-2021-331807144 .

Todos os estudantes ingressantes e concluintes das áreas e cursos a serem avaliados devem ser inscritos no Exame. Apesar da obrigatoriedade de inscrição dos alunos ingressantes, esses não participam da prova, tendo sua regularidade atestada pelo ato de sua inscrição pelo coordenador de curso.

Já os estudantes concluintes, além de participar da prova, devem preencher obrigatoriamente o Cadastro de Informações Pessoais e o questionário do estudante, dentro dos prazos do edital.

O sistema Enade pode ser acessado no link enade.inep.gov.br.

Quem deve ser inscrito?

  1. Ingressantes: aqueles que tenham iniciado o respectivo curso no ano de 2021, estejam devidamente matriculados e tenham de 0 a 25% da carga horária mínima do currículo do curso integralizada até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2021 (29 de agosto de 2021);
  2. Concluintes: aqueles que tenham integralizado 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso definido pela IES e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2021(29 de agosto de 2021), ou aqueles com previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até julho de 2022.

Quem faz a Prova?

Os estudantes concluintes dos bacharelados e das licenciaturas avaliados no Enade 2021, devidamente inscritos pelas coordenações de curso.

Questionário do Estudante

Todos os alunos inscritos como concluintes devem preencher o questionário do estudante e participar da prova, que neste ano será aplicada em 14 de novembro.

O questionário do estudante possui caráter obrigatório, ficando irregular o aluno que não efetuar o seu preenchimento, impedindo, assim, a sua colação de grau.

Os estudantes devem consultar seus Colegiados de Curso para saber se estão nas listas de inscritos.

É imprescindível a leitura do Edital INEP nº 36/2021 para mais detalhes e para as regras oficiais da edição deste ano da avaliação Enade.

Publicado em 30/08/2021, em Informes Acadêmicos, Notícias. Marcado com as tags ENADE, INEP.