Início do conteúdo

Boletim Meteorológico aponta instabilidades entre quarta e quinta-feira e retorno do frio intenso

O Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas (CPMET) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) lançou mais um boletim especial semanal de previsão meteorológica. A análise, divulgada nesta segunda-feira (12), indica que a semana terá instabilidades entre quarta e quinta-feira e retorno do frio intenso.

De acordo com o Boletim, na tarde e na noite de quarta-feira uma frente fria oriunda do Uruguai ingressará no RS trazendo tempo instável e frio para o estado. Os volumes de chuva serão, em sua maioria, baixos, com tempestades e ventos fortes apenas em pontos isolados. O frio retorna com um vento minuano deixando o final de semana gelado e o retorno de temperaturas próximas a zero grau.

A tendência para a terceira semana de julho ainda será de muito frio e possíveis tempestades ao nortedo estado.

Previsão climática para o trimestre julho-agosto-setembro

Chuvas abaixo da média para os próximos meses. Julho continua com poucas chuvas e abaixo da média em toda a região sul do Brasil. Na estação do Campus Capão do Leão/Embrapa o acumulado até o dia 12 de julho foi de apenas 1 (um) mm, enquanto que a média é de 125 mm. As projeções climáticas indicam que os meses de julho e agosto ainda terão volumes de chuva abaixo da média e com períodos secos relativamente longos, enquanto que setembro poderá ocorrer recuperação nos volumes de precipitação.