Estudante de Gastronomia compartilha receitas desenvolvidas a partir de insumos da PRAE

Através do projeto de ensino “Tópicos em Gastronomia: Grupo de Estudos Interdisciplinar”, do curso de Gastronomia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), um aluno e bolsista integral tem desenvolvido receitas, a partir dos insumos do rancho e kit hortifrúti entregues pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE).

A iniciativa surgiu do “Festival de inverno”, ação do projeto de ensino, que incentiva os alunos a compartilharem um prato relacionado com a estação e explicarem o que determinou sua escolha. Baseado nisso, um dos integrantes do projeto e bolsista alimentação integral da PRAE, apresentou uma receita com os insumos recebidos pela UFPel.

Neste cenário, incentivado a dar continuidade e divulgar a ação, a cada semana o estudante compartilha um prato em suas redes sociais e disponibiliza a receita aos interessados pelo seu instagram @_zejose_.

O autor das receitas e aluno do curso de Gastronomia, José Gomes de Oliveira Nascimento, explica que parte dos pratos levam características de sua cultura nordestina e buscam formas de extrair o melhor dos alimentos. “Minha motivação surgiu com a preocupação de como os alunos e seus familiares estariam usando esses insumos, tentando trazer um pouco de conhecimento da gastronomia aos pratos, criando algo bom e barato com os insumos”, disse.

A partir disso, a ideia se tornará uma ação no projeto Tópicos em Gastronomia, em que José continuará desenvolvendo receitas, usando os insumos como base e pesquisando sobre os princípios nutritivos contidos nos alimentos.

A coordenadora do projeto e professora do curso de Gastronomia, Tatiane Kuka Valente Gandra, comenta que incentivou o aluno a continuar aprofundando a iniciativa e estará o orientando nos próximos trabalhos. “Ele conseguiu unir dois projetos, o de ensino e o vinculado a PRAE com os insumos”, destaca.

O projeto de ensino foi iniciado no ano de 2020, atuando neste momento de forma remota e as ações desenvolvidas buscam complementar a formação dos alunos com novos conceitos.

Nas reuniões, os participantes possuem liberdade de propor temáticas que não estão inseridas na grade do curso e que gostariam de trabalhar, bem como, fotografia de alimentos, técnicas de empratamento, uso de pigmentos naturais, desenvolvimento de grupos de pesquisa e entre outros.

Interessados em outras informações ou participar do projeto podem fazer contato das seguintes formas:

E-mail: tkvgandra@ufpel.edu.br

Instagram: gastro_cozinha_eh_ciencia

Sobre os insumos

Com o início da pandemia de Covid-19, a PRAE precisou fazer alterações quanto ao funcionamento do Restaurante Universitário (RU). Dialogando com alunos bolsistas da modalidade integral, considerando os cuidados contra o vírus e a importância de fornecer uma alimentação equilibrada, a ideia da entrega de insumos foi firmada e abraçada pela Universidade.

Os estudantes contemplados são bolsistas alimentação da PRAE, sendo bolsa integral para recebimento de um rancho mensal e um kit hortifrúti ou bolsa parcial para obter um kit. Além disso, os alunos que não quiserem receber os insumos, podem optar por continuar frequentando o RU.

A variedade de alimentos que compõem o rancho é não perecível, contando com a opção de escolha padrão ou vegetariana. Os produtos são destinados para refeições do almoço e jantar, estimando a durabilidade de 30 dias.

Já os insumos do kit de hortifrúti são adquiridos de agricultores familiares, sendo selecionados considerando a sazonalidade e a disponibilidade de alimentos apresentada pelos produtores.

A nutricionista e responsável pela seção de apoio aos restaurantes universitários, Gisele Dutra, explica como é feita a dinâmica para selecionar os vegetais, legumes, frutas e proteínas incluídos no kit. “Tudo depende do que está na época de produção e disponibilidade dos produtos. Às vezes algum evento climático pode danificar o alimento, então escolhemos os insumos da agricultura conversando com os produtores e seguindo a sazonalidade”, disse.

Em média, a Universidade entrega 450 ranchos de insumos não perecíveis ao mês e 500 kits de hortifrúti semanais.

Em caso de dúvidas, contate a organização pelo e-mail: ru.praeufpel@gmail.com