Professor Tiago Collares assume a Gerência de Ensino e Pesquisa do Hospital Escola

A Gerência de Ensino e Pesquisa do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel) está desde o início deste mês sob a gestão do professor e pesquisador Tiago Veiras Collares. Desempenhando atividades docentes há mais de 13 anos no Ensino e na Pesquisa junto à UFPel, Tiago reuniu também experiências administrativas como coordenador de graduação, coordenador de pós-graduação e diretor de unidade acadêmica. Na pesquisa, coordena o Grupo de Pesquisa em Oncologia Celular e Molecular (GPO) do Laboratório de Biotecnologia do Câncer da UFPel. Ao longo da pandemia foi responsável pela criação e coordenação da Unidade de Diagnóstico Molecular, junto ao Centro de Pesquisas Clínicas do Hospital Escola, destinada ao enfrentamento da COVID-19 e ao apoio laboratorial às pesquisas em desenvolvimento.

O novo gestor da GEP afirma que irá buscar integrar o Ensino e a Pesquisa à Assistência, através do diálogo e de ações em tempo real, que identifiquem e atendam às demandas dos cursos de graduação da área da saúde, dos programas de residências médicas e multiprofissionais, bem como dos projetos de pesquisa a serem desenvolvidos junto ao HE.

“O HE tem uma longa e respeitada história que presta atendimento a 22 municípios da região, exclusivamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde), representando uma estrutura de saúde de referência para Pelotas e macrorregião em uma série de especialidades. Estar à frente da GEP é uma grande responsabilidade e um grande desafio. Me coloco à disposição em trabalhar pelo hospital e por esta comunidade com todo empenho, para buscarmos soluções coletivas que qualifiquem o ensino e a pesquisa com reflexos na assistência em saúde. A equipe da GEP é extremamente dedicada e proativa, isso traz segurança e entusiasmo a todo gestor para assumir novos desafios. Desafios estes do presente e do futuro pós-COVID, que nos convocam a estarmos sempre atentos aos nossos compromissos sociais como instituição pública em saúde”, afirma o professor Tiago.

Após um período de quatro anos na GEP, a cirurgiã-dentista Beatriz Farias Vogt, retorna às atividades assistenciais. Beatriz destacou a superação de muitos desafios e muitas descobertas durante o tempo que esteve à frente da gerência. “O ensino cresceu muito nos últimos tempos, por essa visão de gestão que se teve das necessidades conjuntas de ensino, assistência e administrativas. O HE é um hospital de ensino e seu principal objetivo é a formação de pessoas através da assistência. Quando se está nesses cargos a gente aprende muito sobre gestão, mas também sobre relações pessoais e trabalho em equipe. Pude entender e ver que se o gestor for perseverante pode construir muita coisa boa dentro do serviço público. Sou grata pela oportunidade de ter ocupado este cargo e agradeço a todos profissionais e acadêmicos que contribuíram nesse período para o fortalecimento do ensino dentro do hospital”, declarou ela.

Publicado em 15/06/2021, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags Ensino, HE, Hospital Escola, Pesquisa.