Início do conteúdo

Estudo da vacina tetravalente da influenza amplia faixa etária em Pelotas

O estudo clínico para avaliar a imunogenicidade (eficácia) e a segurança de uma nova vacina tetravalente contra o vírus da influenza (gripe), desenvolvido pelo Instituto Butantan, que está sendo aplicado no Centro de Pesquisas Clínicas do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas desde o mês passado ampliou a faixa etária de voluntários.

Agora, além dos adultos e idosos, crianças e adolescentes de 3 a 17 anos poderão receber a vacina, desde que acompanhados dos pais. Estão sendo selecionadas crianças de 3 a 8 anos que nunca tenham tomado a vacina da gripe e jovens de 9 a 17 anos que não tenham se vacinado em 2020 e 2021. Os adultos e idosos que não se vacinaram em 2021 seguem sendo selecionados para a pesquisa.

O imunizante inclui quatro cepas do vírus Influenza, sendo duas da linhagem A (H3N2 e H1N1) e outras duas da B (B Victoria e B Yamagata). Participarão do estudo 6,5 mil pessoas em 11 centros de pesquisa nas cidades de Ribeirão Preto, São Paulo, Serrana, São José do Rio Preto e São Caetano do Sul (estado de São Paulo), Belo Horizonte (Minas Gerais), Porto Alegre e Pelotas (Rio Grande do Sul), Fortaleza (Ceará), Recife (Pernambuco) e Laranjeiras (Sergipe).

O objetivo do estudo é ampliar o espectro das vacinas da gripe e a sua proteção, especialmente nas populações que correm risco de agravamento no quadro da doença. Conforme a pesquisadora responsável no HE, a médica infectologista Danise Senna Oliveira, todos participantes serão vacinados, alguns com a tetravalente e outros com a trivalente, conforme os protocolos do ensaio.

Os interessados em participar do ensaio clínico devem agendar sua avaliação pelo telefone (53) 3284-4981, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. O Centro de Pesquisas Clínicas fica localizado no Bloco 3 do Hospital Escola, localizado na rua Almirante Guilhobel, 221 (próximo à rodoviária).

Publicado em 11/06/2021, em Notícias. Marcado com as tags Hospital Escola, Pesquisa, vacina.