Nota sobre a vacinação de trabalhadores(as) da Educação da UFPel

Iniciou nesta terça-feira, dia 08/06, a vacinação de trabalhadores(as) da educação da Universidade Federal de Pelotas. Estima-se que, entre os dias 08 e 09 de junho, foram vacinados mais de 1.500 servidores da nossa Instituição.

A definição de trabalhadores(as)  da educação como população-alvo em grupo prioritário consta no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, elaborado pelo Ministério da Saúde.

Por trabalhadores(as) de educação o documento elaborado pelo Ministério da Saúde define “Todos os professores e funcionários das escolas públicas e privadas” e indica, ainda como recomendações, que “Nessa estratégia será solicitado documento que comprove a vinculação ativa do profissional com a escola ou apresentação de declaração emitida pela escola”.

Em função dessa recomendação, informamos, através do Memorando-Circular nº 14/2021/CSQV/PROGEP/REITORIA, que a Declaração para servidores estaria disponível no Cobalto. Já a declaração para Professores Substitutos, Visitantes e Trabalhadores Voluntários nos termos da Resolução Nº 32 DO COCEPE, DE 07 DE NOVEMBRO DE 2019, seria providenciada e encaminhada aos interessados pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas. Por fim, a Declaração para Trabalhadores Terceirizados seria providenciada e encaminhada aos interessados, pela Pró-Reitoria Administrativa.

Em Pelotas, a aplicação das doses, bem como todo o processo de vacinação, está sendo gerenciada pela Secretaria Municipal de Saúde. Portanto, a UFPel apenas segue as orientações daquilo que está sendo informado pelo município. Destacamos que independe de nós a autorização de outros grupos além daquele já mencionado.

Enfatizamos que a UFPel sempre tem trabalhado e apoiado todas as ações de enfrentamento à pandemia, assim como vem participando com suas equipes de saúde na vacinação desde o início do ano para a aceleração da imunização na cidade.

Registramos, ainda, que todas as demandas por vacinação são legítimas e que temos dialogado constantemente com a Secretaria Municipal de Saúde sobre casos não constantes nos documentos publicizados. Que logo tenhamos vacina para todas as pessoas!

Publicado em 09/06/2021, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags coronavirus, Covid, Servidores, trabalhadores, Vacinação.