Aula aberta do PPGAVI discute as artes das dissidências sexuais e de gênero

Nesta semana tem mais uma edição do “PPGAVI Convida”, atividade realizada pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAVI) e transmitida pelo canal Conexão Arte, do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A aula aberta do Programa traz o tema “Como pensar com as artes das dissidências sexuais e de gênero?”, e será ministrada por Leandro Colling, professor permanente do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal da Bahia e integrante do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Culturas, Gêneros e Sexualidades (NuCuS). A live ocorre na sexta-feira (11), às 16h.

Para atestado de participação basta realizar a inscrição prévia via formulário.

A idealização e mediação são da professora Rosângela Fachel (PPGAVI/UFPel), com organização de Gabriela Motta (PPGAVI/UFPel), Jessica Porciuncula (mestranda PPGAVI/UFPel), Luana Arrieche (mestre PPGAVI/UFPel) e Rosângela Fachel (PPGAVI/UFPel). A transmissão é feita por Eduardo Montagna (CA/UFPel) e a identidade visual do evento é obra da artista Jéssica Porciuncula.

Quem é
Leandro Colling é Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 do CNPQ, graduado em Comunicação Social pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1996), mestre (2000) e doutor (2006) em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia. É professor associado II do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC) Professor Milton Santos, professor permanente do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo, da Universidade Federal da Bahia, e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais (PPGCHS), da Universidade Federal do Oeste da Bahia.

É um dos criadores e integrante do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Culturas, Gêneros e Sexualidades (NuCuS) e um dos criadores e editores da revista acadêmica Periódicus. Presidiu a Associação Brasileira de Estudos da Homocultura (ABEH) na gestão de 2011-2012 e é autor de vários artigos e capítulos de livros sobre a representação de LGBTs na mídia, as temáticas LGBT e queer nos produtos culturais e nas artes e sobre políticas para o respeito à diversidade sexual e de gênero.

É autor dos livros A vontade de expor – arte, gênero e sexualidade e Que os outros sejam o normal: tensões entre movimento LGBT e ativismo queer (traduzido e publicado, em 2019, na Espanha, pela Editora Egales) e organizador dos livros Stonewall 40 + o que no Brasil?, Estudos e políticas do CUS, Dissidências sexuais e de gênero e Artivismos das dissidências sexuais e de gênero, todos editados pela Editora da Universidade Federal da Bahia.

Fez parte da primeira composição do Conselho Nacional de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos LGBT e também já foi membro do Conselho Estadual de Cultura da Bahia. Foi coordenador do Curso de Especialização em Gênero e Sexualidade na Educação, oferecido pela UFBA em parceria com a Universidade Aberta do Brasil. Saiba mais aqui.