Início do conteúdo

CDTec realiza segunda etapa do curso fundamentos de hidrogeologia

O Laboratório de Geociências da Engenharia Hídrica – CDTec/UFPel convida para a segunda ação do Projeto de Capacitação em Hidrogeologia, coordenado pela professora Juliana Pertille do PPG Recursos Hídricos, curso Fundamentos de Hidrogeologia- Etapa II.

O curso se destina a estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais interessados em Hidrogeologia e ocorrerá dia 08 de junho, às 18h. Nessa etapa serão abordados os principais conceitos relacionados à hidroquímica de águas subterrâneas:

  • Conceitos gerais, componentes principais das águas subterrâneas e padrões de qualidade, Balanço iônico e diagramas de Piper e Stiff.
  • Monitoramento de qualidade de águas subterrâneas. Contaminação de águas subterrâneas.
  • Fontes de contaminação.
  • Grupos de contaminantes e dispersividade implícita.
  • Migração da contaminação.
  • Processos de transporte de contaminantes.
  • Métodos de avaliação de vulnerabilidades de aquíferos (GOD e DRASTIC).

O curso terá uma apresentação interativa sobre hidroquímica de águas subterrâneas com participação do engenheiro ambiental Henrique Sanchez Franz, mestrando em Recursos Hídricos na área de hidrogeoquímica e com o engenheiro geólogo Rui Duarte Júnior, mestrando em Recursos Hídricos na área de Hidrogeologia.

As inscrições podem ser realizadas entre 03 e 08 de junho até às 16h no LINK https://www.sympla.com.br/etapa-2—nocoes-de-hidroquimica-para-aguas-subterraneas__1239747 . As vagas são limitadas. Os certificados serão disponibilizados para os participantes da Etapa I e II.

Dúvidas ou sugestões podem ser enviadas para o e-mail do Laboratório de Geociências: laboratoriodegeociencias@gmail.com

Publicado em 07/06/2021, na categoria Notícias.
Marcado com as tags CDTec, Cursos, Geociências, Laboratório de Geociências, Projeto.