Curso Fundamentos de Hidrogeologia está com inscrições abertas

O Laboratório de Geociências da Engenharia Hídrica, do Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Universidade Federal de Pelotas (CTec/UFPel), promove a primeira ação do Projeto de Capacitação em Hidrogeologia: Curso Fundamentos de Hidrogeologia – Etapa I. O curso se destina a estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais interessados em Hidrogeologia e ocorrerá entre os dias 31 de maio e 01 de junho, das 18h às 20h.

Nessa etapa serão abordados os principais conceitos de Hidrogeologia: Introdução ao estudo das Águas Subterrâneas: revisão histórica, distribuição, importância e utilização das águas subterrâneas; Introdução ao ciclo hidrológico; Definições e conceitos de sistemas aquíferos; Formações geológicas como aquíferos; Províncias hidrogeológicas de armazenamento de água; e Movimento das águas subterrâneas.

O curso terá apresentação interativa sobre Hidrogeologia com participação da engenheira geóloga e mestra em Recursos Hídricos Tamiris Castro, do Serviço Geológico do Brasil, e do engenheiro geólogo Rui Duarte Júnior, mestrando em Recursos Hídricos na área de Hidrogeologia. O Laboratório tem a coordenação da professora Juliana Pertille.

As inscrições podem ser realizadas neste link até o dia 31 de maio às 16h. As vagas são limitadas.

Informações sobre a etapa II do Curso Fundamentos em Hidrogeologia, que abordará Hidrogeoquímica, serão divulgadas a seguir.

Serão disponibilizados certificados para os participantes da Etapa I e II.

Para esclarecimento de dúvidas ou envio de sugestões, pode ser enviado e-mail para laboratoriodegeociencias@gmail.com.