Inscrições para o Comitê Articulador do Conselho de Planejamento (COPLAN) abrem nesta terça (18)

A Organização do Conselho de Planejamento da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) publicou nesta segunda-feira (17) convocação à comunidade universitária para eleição de recomposição das representações do Comitê Articulador do Conselho de Planejamento (COPLAN) da instituição. Acesse-a aqui.

O Comitê Articulador tem natureza colegiada e constitui o núcleo permanente do COPLAN, sendo a única instância do Conselho com funcionamento constante. Para mais informações, visite o site do Conselho.

O Comitê Articulador do COPLAN, quando implementado, trouxe algumas novidades na composição das representações em um Conselho Superior da Universidade, assim como na forma de elegê-las. Este é o único Conselho Superior da UFPel com representação paritária entre as três categorias e o único a ter representantes por zonas regionais, abrangendo os locais de presença da UFPel: Zona Capão do Leão, Zona Centro-Sul e Zona Balsa-Porto (veja abaixo a composição de cada uma das zonas). Estas representações independem das categorias dos representantes, permitindo a formação de chapas com membros titular e suplente de diferentes categorias, assim como o voto intercategorias, possibilidade igualmente original em um Conselho Superior da Universidade.

Abaixo a lista das vagas a serem recompostas:

Cinco vagas para representação da categoria, sendo divididas em:

– 1 vaga (titular e suplente) para representante discente[1];

– 2 vagas (titular e suplente) para representantes docentes;

– 2 vagas (titular e suplente) para representantes técnico-administrativos;

Três vagas para representantes por zona, sendo divididas em:

– 1 vaga (titular e suplente) para zona Balsa-Porto[2];

– 1 vaga (titular e suplente) para zona Capão do Leão[3];

– 1 vaga (titular e suplente) para zona Centro-Sul[4].

A inscrição das candidaturas ao pleito inicia às 8h do dia 18 de maio e vai até às 17h do dia 24 de maio. São aptos a votar e serem votados exclusivamente os servidores ativos do quadro funcional da UFPel e estudantes regularmente matriculados na UFPel. Baixe aqui o Formulário de inscrição de candidatura.

A organização do COPLAN convida a comunidade acadêmica a se inscrever e participar do Conselho que tem por principal finalidade abordar o futuro da Universidade.

Confira abaixo as listas de eleitores:
Categoria Discente
Categoria Docente
Categoria Técnico-Administrativo em Educação
Zona Balsa-Porto
Zona Capão do Leão
Zona Centro-Sul

[1]O Diretório Central dos Estudantes (DCE), no uso das prerrogativas presentes no Art. 14 da Resolução 10/2018 do CONSUN, indicou representante titular e suplente.

[2]Zona Balsa-Porto compreende: comunidade formada por discentes, servidoras e servidores lotados nas unidades sediadas nos bairros Porto e Balsa da cidade de Pelotas, ou seja, no Centro de Engenharias, no Centro de Letras e Comunicação, no Centro de Ciências Sócio-Organizacionais, na Faculdade de Enfermagem, na Faculdade de Nutrição, no Centro de Desenvolvimento Tecnológico, inclusive servidores e servidoras lotados em setores vinculados às Pró-Reitorias e Gabinetes fisicamente sediados no campus Anglo da UFPel e no entorno do Centro de Engenharias.

[3]Zona Capão do Leão compreende: comunidade formada por discentes, servidoras e servidores lotados no Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos, na Faculdade de Agronomia, na Faculdade de Meteorologia, na Faculdade de Veterinária, no Instituto de Biologia, no Instituto de Física e Matemática, inclusive servidores e servidoras lotados em setores vinculados às Pró-Reitorias e Gabinetes fisicamente sediados no campus Capão do Leão e no Centro Agropecuário da Palma.

[4]Zona Centro-Sul compreende: comunidade formada por discentes, servidoras e servidores lotados no Centro de Artes, no Centro de Integração do Mercosul, na Escola Superior de Educação Física, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, na Faculdade de Direito, na Faculdade de Educação, na Faculdade de Medicina, na Faculdade de Odontologia, no Hospital-Escola, no Instituto de Ciências Humanas, no Instituto de Filosofia, Sociologia e Política, inclusive servidores e servidoras lotados em setores vinculados às Pró-Reitorias e Gabinetes não sediados no Campus Capão do Leão, no Centro Agropecuário da Palma, no Campus Anglo ou nas dependências do Centro de Engenharias.