Novos protocolos de biossegurança incrementam atendimentos na Odontologia

Novos protocolos de biossegurança e de fluxos de processos, amplamente trabalhados pela comunidade acadêmica da Faculdade de Odontologia da UFPel, desde meados de 2020, estão permitindo o imediato incremento de atendimento à população, em relação ao ano passado. Em 2020, a Faculdade realizou 1,6 mil procedimentos, em pacientes de cirurgias e diagnóstico de doenças da boca. “Mas agora poderemos, gradativamente, ir atendendo pacientes regulados com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), ou seja, são atendidos nas UBSs como urgência e, em casos de resolução de média complexidade, são encaminhados para nós”, comemora o vice-diretor da Odontologia, Fábio Garcia Lima.

Os pacientes que já eram atendidos na Odontologia, diz Lima, e estavam regulados ou no meio do atendimento, serão, também, gradativamente incluídos nos agendamentos. Retornam às atividades presenciais, com a adoção das novas medidas e adequações, quatro alunos do décimo semestre e residentes em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial e em Atenção à Saúde da Criança, além  de servidores técnico-administrativos e professores. Agora, está sendo realizada a Semana Calibradora, com capacitações sobre os novos protocolos de biossegurança e fluxos de trabalho. O retorno dos 51 alunos do nono semestre, que também farão as capacitações, informa o vice-diretor, se dará em 24 de maio.

Um ato, realizado na manhã desta segunda-feira (10), na Faculdade, marcou o começo da retomada, com os novos processos. Estavam presentes a reitora da UFPel, Isabela Andrade, o vice-diretor da Odontologia, a coordenadora do Serviço Central de Triagem da Faculdade, Eduarda Rodrigues Dutra, a coordenadora do Colegiado de Graduação, Lisandrea Schardosin, a assistente social da Odontologia Glória Drawanz e a coordenadora do Planejamento de Biossegurança frente à Covid-19, Natália Pola.