Início do conteúdo

Professoras da UFPel tomam posse na Academia Brasileira de Ciências nesta segunda (03)

Três professoras da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) tomam posse como membros afiliados da Academia Brasileira de Ciências (ABC) nesta segunda-feira (03). Fabiana Kömmling Seixas (Ciências Biomédicas), Lucielli Savegnago (Ciências Biológicas) e Márcia Foster Mesko (Ciências Químicas) estão entre os 60 jovens cientistas de excelência eleitos para os períodos de 2020 a 2024 e de 2021 a 2025.

O evento virtual reúne novos membros, que serão recepcionados pela Diretoria da ABC e por autoridades da área de ciência, tecnologia e inovação. A solenidade será transmitida pelo YouTube, às 16h.

Na definição da ABC, membros afiliados são jovens pesquisadores de excelência, com menos de 40 anos, que fazem parte dos quadros da ABC por um período de cinco anos, não renováveis. Os membros afiliados participam de ações de formulação de políticas de pesquisa no Brasil, em ações para divulgação científica para aproximar a ciência da sociedade.

Para a professora Lucielli, é uma honra representar a UFPel na ABC. Segundo ela, uma conquista desse porte é fruto de toda uma trajetória. “Não é um resultado individual e sim coletivo, pois nunca fazemos ciência sozinhos. Sou muito grata a todas as pessoas que trilharam este caminho comigo. Tive e tenho excelentes alunos que são muito dedicados ao nosso grupo de pesquisa (Grupo de Pesquisa em Neurobiotecnologia – GPN) e são minha fonte de inspiração e motivação. Tenho excelentes colaboradores dentro e fora da UFPel e sem eles, não seria possível ter êxito como cientista”, salientou. A docente, que está na Universidade há dez anos, diz ser um privilégio fazer parte da UFPel, que, afirma, incentiva e valoriza a pesquisa, a ciência, e, principalmente, as pessoas. “Estar na ABC é uma possibilidade de ampliar a interação com pesquisadores que admiro e que são referências na ciência brasileira. É também um diferencial para a carreira do cientista e o reconhecimento dos pesquisadores. Sinto-me privilegiada por ter sido escolhida para esse grupo”, destacou.

Da mesma forma, a professora Fabiana diz estar feliz e lisonjeada com o reconhecimento da Academia Brasileira de Ciências. De acordo com ela, a indicação como membro afiliada na área de Ciências Biomédicas representa uma conquista pessoal, institucional e principalmente de um trabalho colaborativo feito por uma equipe multidisciplinar de alunos e colegas pesquisadores. “A valorização e reconhecimento de nós mulheres na ciência promove o incentivo a jovens cientistas em acreditarem, que mesmo em momentos difíceis de negacionismo e de escassos recursos de fomento à pesquisa, a ciência será sempre o vetor do conhecimento”, pontuou.

A docente também destaca a satisfação em representar a UFPel e o Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia nesta conquista. “Estar ao lado de minhas colegas Márcia Mesko e Lucielli Savegnago representa a força das mulheres da UFPel. A Universidade pública é o meio de oxigenação de ideias que podem transformar as relações sociais. Os avanços científicos e tecnológicos devem sempre estar a serviço do bem da sociedade. Me sinto privilegiada em coordenar o Laboratório de Biotecnologia do Câncer do CDTec UFPel, conduzindo pesquisas na área de Oncologia Celular e Molecular”.

A representatividade feminina também foi um dos aspectos destacados pela professora Márcia. Com a conquista, ela se torna a primeira pesquisadora mulher da área de química da UFPel a fazer parte desse grupo seleto de cientistas. “Isso motiva outros pesquisadores a seguirem no caminho, especialmente as mulheres e, na área de ciências exatas – que inclui a química – acho que isso é mais importante ainda, porque ainda temos um número muito pequeno de mulheres”, avaliou.

Para ela, a distinção tem um significado especial por ser um reconhecimento do que está sendo feito na parte científica, do trabalho e do empenho que os profissionais têm com a ciência. “É uma forma de valorizar os pesquisadores. É um mérito não só meu, mas de toda uma construção da minha formação, pelos lugares e instituições por onde passei, pelo grupo de pesquisa que lidero. Há o envolvimento dos meus alunos e ex-alunos. E isso é um momento muito especial na carreira de um pesquisador e fator de motivação para mim e os que estão ao meu redor”, disse.

De acordo com Márcia, o reconhecimento demonstra também o empenho da UFPel em apoiar a pesquisa. “Para mim é uma grande alegria compartilhar esse espaço com as minhas colegas Fabiana e Lucielli, que são exemplos de competência e dedicação no trabalho”.

Quem são

Lucielli Savegnago
Possui graduação em Farmácia – Análises Clínicas pela Universidade Federal de Santa Maria, mestrado, doutorado e pós-doutorado em Bioquímica Toxicológica pela Universidade Federal de Santa Maria. No ano de 2008, foi agraciada com o prêmio Mulheres na Ciência/L’Oréal. Membro afiliada na Academia Brasileira de Ciências na área de Ciências Biológicas (2021-2025). Foi professora na UNIPAMPA (2008-2010). Desde 2010, desenvolve atividades de docente e pesquisadora na UFPel. Atua como professora associada, docente permanente nos Programas de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGB) e Bioquímica e Bioprospecção (PPGBBio) da UFPel. No ano de 2010, fundou o Grupo de pesquisa em Neurobiotecnologia (GPN) e está focado na busca de estratégicas biotecnológicas para o tratamento da depressão e doença de Alzheimer. Até agosto de 2020 possui 132 artigos publicados e realizou 28 pedidos de patentes junto ao INPI. Atuou de 2017-2019 na coordenação do programa de excelência de Pós-Graduação em Biotecnologia da UFPel (nota 7/CAPES). Foi coordenadora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia – PPGB (2016-2017). É revisora de periódicos de alto impacto, participou como membro do comitê assessor da área Ciências Biológicas da FAPERGS, como membro do Comitê institucional de bolsas de iniciação científica da UFPel, membro do comitê de ética e experimentação animal da UFPel e como avaliadora externa do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Maria e da Universidade de Tiradentes. A sua rede de pesquisa está interligada com grupos parceiros brasileiros e internacionais com pesquisadores da University of Texas MD Anderson Cancer Center, Universidade de Temple – Filadélfia e University of Copenhagen. Tem interesse na busca de novos tratamentos e/ou prevenção para a depressão e comorbidades.

Fabiana Kömmling Seixas
É bióloga, mestre e doutora em Biotecnologia. Realizou Pós-Doutorado na University of Illinois com modelos transgênicos miméticos ao estudo do câncer. Membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências na área de Ciências Biomédicas. Atualmente é coordenadora do programa de Pós- Graduação em Biotecnologia (Nota 7 – CAPES). Coordena o Laboratório de Biotecnologia do Câncer. É líder do grupo multidisciplinar de pesquisa em Oncologia Celular e Molecular (GPO). Membro da American Association for Cancer Research (AACR). Ministra aulas nas disciplinas de Biologia Molecular, Genômica e Oncologia Celular e Molecular. Orienta estudantes de iniciação cientifica, doutorado e pós-doutorado. Nos últimos dez anos publicou 122 artigos em revistas de circulação internacional, quatro livros e oito capítulos nacionais e três capítulos internacionais, todos relacionados a área de Biotecnologia. Realizou 37 pedidos de patente, junto ao INPI, na área de biotecnologia. Como orientador principal já formou nove doutores e onze mestres. Foi coorientadora nos prêmios CAPES de teses 2011 e 2012 na área de Biotecnologia. Atuou como coordenadora adjunta (2010-2012) e coordenadora (2012-2013) do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (conceito 7 – CAPES) e foi presidente da Comissão Interna de Biossegurança (CIBio-UFPel). Sua rede de pesquisa está interligada por grupos de pesquisa de universidades brasileiras e grupos internacionais, principalmente Estados Unidos (University of Illinois). Estas interações podem ser comprovadas através de publicações científicas e tecnológicas em parceria e intercâmbios de estudantes. A pesquisadora já obteve aprovação em editais de fomento, entre eles, CNPq/Universal, FAPERGS-ARD, FAPERGS-PqG. Além disso, atuou como colaboradora na Rede de Nanobiotecnologia (CAPES) e em projetos de Desenvolvimento de Vacinas Recombinantes financiados pelo (PRONEX-FAPERGS). Tem interesse no desenvolvimento de produtos e processos ligados a biotecnologia do câncer.

Márcia Foster Mesko
Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Química pela UFPel, mestrado e doutorado em Química (Química Analítica) pela Universidade Federal de Santa Maria. Foi professora da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (2006 a 2008) na área de Ciências dos Alimentos. Atuou como Química da Farmacopeia Brasileira (Agência Nacional de Vigilância Sanitária, ANVISA), por mais de quatro anos desenvolvendo e avaliando monografias para o controle de qualidade de produtos farmacêuticos. Foi pesquisadora do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – INMETRO, produzindo materiais de referência certificados de fármacos, dos quais os CRMs de captopril e diclofenaco sódico foram os primeiros materiais produzidos na América do Sul. Foi membro fundadora dos Cursos de Bacharelado em Farmácia (2010) e Bacharelado em Química Forense (2012) da UFPel. Foi coordenadora do Curso de Bacharelado em Farmácia (2010 a 2013) da UFPel. É professora Associada II da UFPel (desde 2009), e atua nos Cursos de Bacharelado em Farmácia e Química Forense, além de pesquisadora nos Programas de Pós-Graduação em Química (desde 2010) e Bioquímica e Bioprospecção (desde 2012) da UFPel. Foi coordenadora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Química (2015 a 2017). Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação Bioquímica e Bioprospecção (2015 a 2020), e atualmente é coordenadora adjunta deste PPG (2020 a 2022). Foi chefe-adjunta do Biotério Central da UFPel (2019 a 2020), e atualmente é chefe deste setor. Foi tesoureira (05/2014 a 05/2016), vice-diretora (05/2016 a 05/2018) e diretora (05/2018 a 05/2020) da Divisão de Química Analítica da Sociedade Brasileira de Química – SBQ. Atualmente é membro do Conselho Fiscal da SBQ. É membro do comitê assessor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul – FAPERGS desde 2013, do qual foi membro e coordenadora do comitê da área de Química e, atualmente, é membro do comitê da área Multidisciplinar. Tem experiência na área de química analítica desenvolvendo métodos para a determinação de metais e não metais em amostras biológicas, ambientais, alimentos, cosméticos e medicamentos, utilizando tecnologias alternativas e primando pelos princípios da química verde. Recebeu diversos prêmios e distinções nacionais e internacionais, dos quais destaca-se “Para Mulheres na Ciência 2012”, concedido pela L’Oréal – UNESCO e Academia Brasileira de Ciências, o “2018 JAAS Emerging Investigator Lectureship” e o “Celebrating Excellence in Research: 100 Women of Chemistry”, ambos concedidos pela Royal Society of Chemistry, em 2019 foi agraciada pela IUPAC para representar o elemento “Bromo” no “Periodic Table of Younger Chemists” na celebração dos 100 anos da IUPAC e do “Ano Internacional da Tabela Periódica”. Foi convidada para publicar artigos em edições especiais de renomadas revistas científicas. Em 2020 foi empossada como Membro Afiliada da Academia Brasileira de Ciências – Ciências Químicas e como Membro Titular da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/Academia Nacional de Farmácia. Ministrou diversas palestras e cursos no Brasil e no exterior. É revisora de diversos periódicos científicos, membro de corpo editorial de renomadas revistas científicas na área de química e atuou como “Guest editor – Rapid Communications in Mass Spectrometry – The Brazilian Chemical Society – Special issue“. Possui patentes de inovação tecnológica, diversos capítulos de livros nacionais e internacionais, mais de 100 artigos publicados em revistas científicas.