Hospital Escola investe mais de R$ 1,3 milhões em equipamentos com verbas do Rehuf

O primeiro semestre de 2021 no Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel) foi marcado pela chegada de diversos equipamentos para atendimento da população de Pelotas e região, com recursos oriundos do Programa de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (REHUF). Foram mais de R$ 1,3 milhões investidos com a verba que é administrada pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), estatal do Governo Federal que gerencia 40 hospitais universitários federais em todo país, inclusive o HE UFPel.

Conforme o chefe do Setor de Planejamento, Mauro Calderipe, estas aquisições estavam previstas no planejamento anual da aplicação dos recursos do REHUF que é feito através da assinatura do contrato de objetivos pactuado entre o HE e a EBSERH. “A unidade apresenta uma lista de necessidades, formaliza através do contrato, a EBSERH aporta os recursos através do programa e o hospital realiza os trâmites licitatórios para executar as compras”, detalhou ele.

Desses recursos, foram adquiridos dois tipos de aparelhos de ultrassom, um microscópio cirúrgico, um laser para fisioterapia, uma incubadora híbrida, um compressor hospitalar, uma seladora de embalagens, um aspirador cirúrgico e um aparelho de Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico (PEATE). Para a área de tecnologia da informação (TI) foi realizado o investimento de aproximadamente R$ 300 mil na aquisição de computadores completos, monitores e notebooks. A chegada destes equipamentos representa a continuidade de substituição e renovação do parque tecnológico de TI, e está prevista para acontecer nas próximas semanas. Para 2021 estão previstas mais aquisições, que totalizam R$ 3,5 milhões, que serão utilizadas para atender outras demandas da instituição, também formalizadas através do contrato de objetivos, e com ênfase nas demandas de ensino e assistência que são levantadas anualmente junto às unidades.

REHUF E EBSERH – Os recursos do Rehuf são geridos pela Ebserh e disponibilizados pelos Ministérios da Educação e da Saúde. O programa destina-se à reestruturação e revitalização dos hospitais vinculados às universidades federais, incluindo as não filiadas à Ebserh. A descentralização dos recursos obedece a critérios como o porte do hospital (número de leitos), o perfil assistencial (baixa, média ou alta complexidade), entre outros.

O objetivo é criar condições materiais e institucionais para que os hospitais universitários federais possam oferecer atendimento médico e hospitalar à população, fortalecendo o ensino, a pesquisa e oportunizando espaço de formação de muita qualidade.

Vinculada ao MEC, a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. O HE está vinculado à rede desde 2013.

REVERSÃO – Ainda neste mesmo semestre, porém com verbas obtidas através do Ministério Público do Trabalho, foram adquiridos quatro monitores de triagem, no valor de R$ 77,8 mil, com recursos de reversão de multas de empresas locais.

Publicado em 28/04/2021, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags EBSERH, equipamentos, HE, Hospital Escola, Medicina, saúde, Tecnologia.