Egressa do PPGO ganha bolsa de Pós-Doutorado Empresarial do CNPq

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgou o resultado da Chamada 16/2020 – Bolsas Especiais no País e no Exterior. De 3.080 solicitações aprovadas com mérito, 396 (13%)  vão receber as bolsas efetivamente, sob justificativa de limitações orçamentárias. Dentro destas 396, a aluna Juliana Silva Ribeiro, egressa do Programa de Pós Graduação em Odontologia (PPGO) da UFPel, foi contemplada com uma bolsa de Pós-Doutorado Empresarial (PDI).

Juliana publicou 27 artigos, sendo a grande maioria em revistas de circulação internacional com expressivo fator de impacto. Tem experiência no desenvolvimento de materiais odontológicos, comprovada pelas suas publicações. Realizou estágio-sanduíche na Universidade de Michigan-EUA pelo período de 1 ano onde teve contato com várias metodologias de pesquisa incluindo a impressão 3D de scaffolds e biologia celular. Seu projeto está alocado na área de engenharia tecidual e propõe a construção de uma plataforma de impressão 3D híbrida usando dois bioinks a base de um hidrogel para ser usado como scaffold em regeneração óssea.

O projeto contará com a supervisão do professor Fabricio Aulo Ogliari e colaboração do docente permanente do PPGO Rafael Guerra Lund.

O professor supervisor, Fabrício Ogliari, apresenta produção científica excelente quando comparado aos seus pares em Odontologia, principalmente considerando o tema do edital do CNPq. Publicou 29 artigos nos últimos 5 anos (2015 a 2020); destaca-se pela expressiva quantidade de patentes depositadas e aproximadamente 200 produtos lançados no mercado odontológico. O professor Fabrício também apresenta experiência nas atividades de orientação e supervisão e muito boa inserção nacional e internacional de seus projetos e produtos. Além disso, ele e é CEO e fundador da empresa Yller Biomateriais – YLLER, RS-Brasil, empresa com a qual o projeto será desenvolvido, através de um acordo de parceria com a UFPel, uma vez que a bolsa se enquadra na modalidade de Pós-Doutorado Industrial (PDI).

O professor colaborador, Rafael Lund, já também tem colaborado em alguns projetos de pesquisa e desenvolvimento junto à empresa Yller, além de ser pesquisador 1-D da área de Materiais Avançados e Nanotecnologia do CNPq e coordenador do laboratório de microbiologia da Faculdade de Odontologia da UFPel. Recentemente, concluiu seu estágio de pós-doutoramento na University of Michigan (Ann Arbor, EUA). Também possui inúmeros artigos e patentes na área de desenvolvimento de biomateriais.

Publicado em 27/04/2021, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags CNPq, Faculdade de Odontologia, Odontologia, Pesquisa, Pós-graduação, PPGO, saúde.