E’léékò lança o segundo volume da Série Pensamento Negro Descolonial

O Núcleo de Estudos e Pesquisa E’léékò vinculado ao curso de Psicologia da UFPel e ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da UFRGS, em parceria com a Rede Unida, lança o segundo volume da Série Pensamento Negro Descolonial, “A Matriz Africana: Epistemologias e Metodologias Negras, Descolonial e Antirracistas”.

De acordo com a coordenadora do Núcleo, professora Míriam Cristiane Alves, o volume está carregado de questões-vida que emergiram e emergem na caminhada dos autores, enquanto afroativistas, intelectuais, pesquisadores e pesquisadoras na e da diáspora africana no Brasil. “Nossas questões-vida se expressam na seguinte problematização: o que fomos e/ou éramos (África pré-colonial); o que fizeram de nós e/ou nos tornaram (colonialismo/imperialismo); o que poderemos voltar a ser ou vir a Ser (pós-colonialismo/decolonial). Essa problematização suleadora remete-nos a pensar, por exemplo, sobre a afroancestralidade arrolada a uma afroepistemologia e afrometodologia”, explica Míriam.

A obra apresenta produções autorais de intelectuais e pesquisadoras/es negra/os e/ou das tradições de matriz africana na diáspora, comprometidas/os com o que anunciamos enquanto pensamento negro descolonial. Sua importância se fundamenta na necessidade de propor, estabelecer e difundir produções científicas que se anunciam desde o lugar da afrodiásporico. O grupo assinala, portanto, o caráter ético-estético-político deste caminhar coletivo sobre Espistemologias e Epistemologias Negras, Descoloniais e Antirracistas.

Para acessar a coletânea acesse a Editora Rede Unida pelo link: https://editora.redeunida.org.br/serie/pensamento-negro-descolonial/