Ex-reitor da UFPel receberá Medalha do Mérito Farroupilha

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul concederá, na próxima terça-feira (6), sua mais alta comenda, a Medalha do Mérito Farroupilha, ao ex-reitor da Universidade Federal de Pelotas e professor da Escola Superior de Educação Física Pedro Rodrigues Curi Hallal. A honraria foi proposta pelo deputado estadual Zé Nunes (PT-RS), e a cerimônia de outorga será realizada no ambiente virtual da AL-RS, com transmissão ao vivo pelo canal do legislativo gaúcho no YouTube, às 13h30min.

O parlamentar, egresso do curso de Agronomia da UFPel, destaca, em sua proposição, que Hallal tornou-se uma liderança nacional pelo seu destaque na atuação no contexto da pandemia causada pelo coronavírus, salientando sua coragem e sua posição como defensor das posições baseadas na ciência para o combate à covid-19.

Nunes também ressalta a defesa às entidades democráticas e à autonomia universitária, defendida pelo ex-reitor: “Ele tem um trabalho reconhecido e que representa várias pessoas que atuam ao lado dele. Representa todos àqueles que questionam e são retaliados pelos seus posicionamentos a favor da democracia e da comunidade acadêmica”, explicou.

Pedro Curi Hallal diz receber a láurea em nome dos cientistas e instituições que buscam lutar contra a pandemia: “É uma honra ser agraciado com a maior homenagem do parlamento gaúcho. Muito mais que um reconhecimento pessoal, é um reconhecimento à ciência e às Universidades, as grandes aliadas do povo gaúcho no enfrentamento da pandemia de coronavírus”.

O docente realizou sua formação dentro da Universidade Federal de Pelotas – graduado em Educação Física e mestre e doutor pelo programa de pós-graduação em Epidemiologia. Ao tornar-se reitor da UFPel em 2017, foi a pessoa mais jovem a dirigir uma instituição federal de ensino superior. Coordena atualmente a pesquisa Epicovid-19, o maior estudo epidemiológico sobre a pandemia no Brasil e um dos maiores do mundo.

Medalha Mérito Farroupilha

Maior honraria do Parlamento gaúcho, a Medalha do Mérito Farroupilha tem o objetivo de homenagear cidadãos brasileiros ou estrangeiros que, por motivos relevantes, tenham se tornado merecedores do reconhecimento do Parlamento do Rio Grande. Cada deputado tem direito a indicar apenas uma pessoa a cada legislatura.

Publicado em 01/04/2021, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags Docentes, Epidemiologia, Mérito Farroupilha, Pedro Hallal, Pesquisa, UFPel.