Rede de Museus divulga o resultado da pesquisa sobre a nova definição de Museu

A Rede de Museus da UFPel, em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, divulga o resultado da consulta aberta, feita pelo ICOM, referente ao conceito de Museu, promovida por uma live organizada também pela Rede de Museus da UFPel, no dia 10 de março do corrente ano, disponível no Facebook da Universidade.

A Consulta teve 1.604 participações ao todo, sendo concluída com 784 respostas individuais e 62 de grupos, dos quais participaram 820 pessoas. No total, mais de 1.600 profissionais, estudantes, voluntários e pesquisadores se envolveram no processo, em todos os estados brasileiros.

Desde o começo, o GT formado para acompanhar o processo decidiu que a consulta deveria ser o mais abrangente possível.  “A participação dos grupos foi especialmente surpreendente, não só pela quantidade, mas pelos relatos que recebemos, de que a consulta proporcionou um momento importante de debate sobre os museus brasileiros na sua diversidade”, diz a presidente do ICOM Brasil, Renata Motta.

Agora, os dados estão sendo tabulados e analisados para se chegar ao grupo de 20 palavras-chave e conceitos que serão a contribuição brasileira ao debate global sobre a Nova Definição de Museu.

PERFIL DOS RESPONDENTES

Formulário individual
65% são mulheres
41% têm entre 25 e 39 anos
23% são de São Paulo
20% são educadores
20% são estudantes
82% não são membros do ICOM Brasil

Formulário para grupos
62 grupos no total
45% reuniram até 5 pessoas
73% dos grupos já existiam antes da consulta pública

O maior grupo teve 74 pessoas Minas Gerais foi o estado com maior participação de grupos (9), seguido do Mato Grosso do Sul (8).

Nova Definição nos países de Língua Portuguesa

Um dos destaques do processo foi o debate intercontinental promovido por ICOM Brasil, ICOM Portugal e ICOM Moçambique para debater a Nova Definição à luz dos desafios específicos dos países de Língua Portuguesa. Participaram o coordenador do ICOM Define e presidente do Comitê Internacional para Museologia (ICOFOM),Bruno Brulon, a presidente do ICOM Brasil, Renata Motta, a presidente do ICOM Moçambique, Lucília Chuquela, e a presidente do ICOM Portugal, Maria de Jesus Monge. A mediação ficou a cargo de Joana Sousa Monteiro, presidente do Comitê Internacional para as Coleções e Atividades de Museus de Cidades CAMOC.

Várias outras instituições brasileiras realizaram discussões abertas nas redes sociais que continuam disponíveis para visualização – duas delas também foram transmitidas pelo ICOM Brasil e continuam disponíveis: o debate da Rede de Gestão Museal de Pernambuco e o promovido pelo Museu Câmara Cascudo.

Publicado em 29/03/2021, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Cultura, Extensão e Cultura, museu, Museus, rede de museus da ufpel.