PRAE inscreve para atividades do Programa de Acompanhamento e Apoio Pedagógico (PIAPE)

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da Universidade Federal de Pelotas (PRAE/UFPel), através da Coordenação de Permanência, criou o Programa de Acompanhamento e Apoio Pedagógico (PIAPE) com o objetivo de ajudar os estudantes no processo de aprendizagem. As atividades terão início no dia 05 de abril. Todos os estudantes da UFPel estão convidados a participar, inscrevendo-se nos temas que mais sentem necessidade para melhorar sua aprendizagem.

A Coordenação de Permanência está empenhada em apoiar e acompanhar, prioritariamente, os estudantes beneficiários da PRAE, com o intuito de garantir uma permanência de fluxo normal através do bom rendimento. Os temas elencados visam auxiliar, organizar e dar dicas para que cada um assuma a responsabilidade da própria formação.

Neste ano, o PIAPE incluiu a atividade “Mágicas para Iniciar a Semana”, na qual serão abordados diferentes temas relacionados aos limites que, invariavelmente, são encontrados no processo acadêmico. A duração será de 15 a 30 minutos. Consistirá na abordagem de um assunto que inquieta ou limita o desempenho acadêmico. Com isso, a Coordenação pretende construir possibilidades pedagógicas através de diferentes linguagens.

A Sala Virtual pode ser acessada neste link. As responsáveis são Lúcia Maria Vaz Peres (coordenadora) e Rogéria Guttier.

Foco na permanência
O Programa Institucional de Apoio Pedagógico aos discentes (PIAPE), existente desde 2018/2, foi criado para atender a demanda crescente da permanência. O Programa está voltado aos estudantes, prioritariamente beneficiários da PRAE, visando atender os alunos, em grupos ou individualmente, considerando suas necessidades específicas de aprendizagem, sejam elas relacionadas aos conteúdos disciplinares historicamente associados a elevadas taxas de retenção, sejam relacionadas a outros campos dos saberes que impedem o bom aproveitamento dos estudantes.

Neste sentido, foi implantada Sala de Apoio Pedagógico complementar, onde podem ser atendidos pequenos grupos de até dez discentes. A Sala tem o intuito de oferecer atividades como leitura e interpretação de textos, técnicas de estudo, escritas autobiográficas como projeto e obra à imaginação ativa e meditação, dentre outras.

O objetivo é desenvolver ações sistemáticas que favoreçam a permanência e a qualidade dos processos de formação dos alunos nos diferentes cursos de graduação da UFPel, proporcionando-lhes múltiplas e diferentes ferramentas voltadas à “psicopedagogia do cuidado”, com vistas ao sucesso acadêmico.

Sendo assim, as atividades buscam minimizar tensões decorrentes do insucesso acadêmico, através de diferentes técnicas de apoio pedagógico; reduzir os índices de reprovação e evasão nos diversos cursos de graduação, por meio de ações em grupos de estudo e grupos de atividades complementares; e fortalecer políticas para permanência estudantil dos discentes em geral. Além disso, promover ações de acompanhamento, de cuidado e de orientação aos estudantes com relação ao seu percurso acadêmico, em especial no que se refere à permanência ou à reopção do curso de graduação. E, também, oferecer momentos para promover autocuidado e reflexões sobre possibilidades de organização para sucesso no desempenho acadêmico.