Projeto “Remar para o Futuro” conquista medalhas no Campeonato Sul-Americano

O projeto “Remar para o Futuro”, ligado à Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (Esef/UFPel), mais uma vez consolida-se como iniciativa de destaque na formação de atletas. Integrantes do projeto conquistaram oito medalhas no Campeonato Sul-Americano do esporte, que ocorreu na semana passada no Rio de Janeiro. Na competição, 15% de toda a delegação brasileira era do “Remar para o Futuro”.

Totalizando sete atletas no campeonato, o projeto angariou quatro medalhas de Ouro, três de Prata e uma de Bronze. Além de ser o grupo que mais cedeu atletas para a seleção brasileira, o “Remar” foi responsável por 40% dos atletas da categoria Júnior. No Feminino, 100% das atletas eram do “Remar para o Futuro”. “Foi o clímax do sucesso competitivo do projeto”, comemorou o coordenador geral, professor Fabrício Boscolo.

O projeto de extensão tem a proposta de oportunizar a prática do esporte – que demanda equipamentos de mais difícil acesso – a estudantes que possuam o perfil físico voltado ao remo. Os participantes são selecionados junto às escolas da rede pública e são levados em consideração aspectos como estatura, envergadura e potência muscular alinhadas a essa prática esportiva. Assim, identifica potenciais atletas com altas habilidades e viabiliza seu desenvolvimento.

Além do acompanhamento com três preparadores físicos, os participantes têm o suporte de dentistas, fisioterapeutas, nutricionistas e práticas como yoga. Há três anos o projeto firmou convênio com o Clube Flamengo, para onde são encaminhados os atletas que passam à categoria Júnior – aqui, os jovens ficam até a categoria Juvenil.

Além dos benefícios da prática de esporte, o remo agrega interação com a natureza e é um exercício completo para o corpo e a mente. Segundo o coordenador, o remo proporciona não apenas disciplina, mas autoconfiança e também oportunidade de posição no mercado – já que, além da possibilidade de tornar-se atleta profissional, integrar um clube oportuniza inclusive formação superior, dentre outras conquistas.

O projeto “Remar para o Futuro” tem a parceria da Esef/UFPel, Prefeitura de Pelotas e a Academia de Remo Tissot.

Superações e conquistas
De acordo com o coordenador, o Campeonato Sul-Americano foi um momento de diversas conquistas. Por exemplo, nessa edição foi a primeira vez que o Brasil teve na competição um barco com oito mulheres e um timoneiro. Também teve superação: as atletas Mariana Macedo e Shaiane Ucker já eram campeãs brasileiras e melhoraram suas marcas em impressionantes dez segundos.

Ao mesmo tempo, um dos rapazes enfrentou a Covid-19 há um mês e meio, recuperou-se e conquistou duas medalhas de ouro junto a um colega. “São resultados incríveis”, celebra o coordenador.

Atletas do “Remar para o Futuro” no Campeonato Sul-Americano
– Shaiane Ucker, 17 anos