Início do conteúdo

UFPel lança Hub de Inovação em Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial (IA) é uma das grandes oportunidades para o desenvolvimento econômico de Pelotas e região a partir da inovação tecnológica e do incremento na produtividade das diversas áreas da economia. Apostando neste futuro, a UFPel criou o Hub de Inovação em Inteligência Artificial (H2IA).

Concebido em 2019, o H2IA se constitui como uma proposta de local de convergência para interessados em IA, tanto na academia como entre profissionais e empresas. O objetivo, como já citado, é beneficiar a região por meio da compreensão, adoção e expansão da área de IA, realizando ações que incentivem e facilitem a colaboração entre múltiplos atores e projetos, o desenvolvimento de competências, e a criação e difusão de conhecimentos.

O espaço de inovação foi proposto por pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Computação e conta também com pesquisadores da FURG e IFSul. De acordo com o coordenador do HUB, Ricardo Araujo, a criação do laboratório é motivado pelas crescentes oportunidades e desafios trazidos pela área de IA nos últimos. “O Hub é um movimento resultante de anos de pesquisa em IA e a observação que o Brasil, e a região sul do RS em particular, não está preparado para compreender e adotar estas tecnologias. É a nossa contribuição para avançar e democratizar a área e trazer benefícios econômicos e sociais para a região”, disse.

O H2IA atua fomentando e desenvolvendo ações em quatro eixos principais: pesquisa e desenvolvimento, inovação, capacitação e divulgação. De acordo com Araujo, entre os projetos que estão sendo realizados, o laboratório está desenvolvendo um aplicativo para celulares que visa permitir que o agricultor tenha acesso constante a um especialista virtual que será lançado ainda no primeiro semestre de 2021. “Com a câmera do celular, ele tira uma foto do fruto ou folha com sinais da doença e o aplicativo realiza o diagnóstico. Para isso, o aplicativo utiliza redes neurais profundas treinadas por dados fornecidos por especialistas da Embrapa”, explicou.

O Hub tem apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da UFPel, da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado do RS e da Prefeitura Municipal de Pelotas. Para o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Flavio Demarco, a Inteligência Artificial é uma das bases da nova revolução do conhecimento, sendo uma área estratégica para o desenvolvimento dos países. “A UFPel, como uma das principais universidades brasileiras em termos de pesquisa científica, não poderia ficar de fora desse desenvolvimento. Acreditamos que o laboratório será uma ferramenta para o desenvolvimento da ciência nos diferentes campos de conhecimento de atuação da UFPel e possibilitará uma aproximação com o setor produtivo”, afirma.

O Hub também conta com financiamento por parte de empresas parceiras, interessadas no desenvolvimento da região e que desejam iniciar o processo de compreensão e adoção da IA em seus processos, produtos e serviços. Estas parceiras se beneficiam diretamente pela formação de recursos humanos, execução de projetos de pesquisa e desenvolvimento e programas de capacitação, além de consultorias específicas para identificar oportunidades de aplicação de IA.