Cocepe emite nota em solidariedade a professores

O Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão (Cocepe) da Universidade Federal de Pelotas manifestou sua solidariedade aos professores Eraldo Pinheiro e Pedro Hallal, que assinaram termo de ajustamento de conduta por exigência da CGU. Leia abaixo:

“O Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão (Cocepe) da Universidade Federal de Pelotas, em reunião no dia 04 de março de 2021, manifestou sua solidariedade aos professores Eraldo Pinheiro e Pedro Hallal, que assinaram termo de ajustamento de conduta por exigência da CGU, e manifesta sua contrariedade e indignação a todo tipo de ação que coloque em risco a liberdade de cátedra dos professores.

O compromisso pedagógico e acadêmico, que nos compete, envolve a reflexão, o discernimento, pensar nossa realidade, nosso contexto sociopolítico e histórico nacional. Ligado a isso, é nossa tarefa defender as liberdades de ensinar, de pesquisar, de divulgar o conhecimento e de expressar ideias, como está em nossa Constituição, e a autonomia universitária, que também é atacada fortemente com esta determinação de órgãos de controle, demonstrando que corremos o risco de a censura, sob novas roupagens, se instalar no meio universitário”.