Hospital Escola instala câmera com medição de temperatura

Numa iniciativa inédita no sistema hospitalar da região, o Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel) instalou uma câmera termográfica na entrada destinada a seus colaboradores e recepção dos pacientes que chegam acamados. O equipamento permite a identificação de pessoas com alta temperatura corporal, gerando alertas visuais e sonoros. Essa identificação possibilita a triagem e isolamento precoce das pessoas com alteração de temperatura, o com objetivo de evitar o contágio por coronavírus entre colegas e pacientes.

A aquisição da câmera, que pode medir a temperatura de até 20 pessoas simultaneamente, faz parte do projeto de Circuito Fechado de TV recentemente adquirido pelo HE e o investimento total na aquisição de todo o sistema foi de R$ 25 mil. A termografia por infravermelho oferece a possibilidade de não entrar em contato direto com pessoas potencialmente infectadas, além de ser um sistema totalmente não-invasivo, acaba evitando aglomerações quando o fluxo de pessoas é mais intenso, tendo em vista que a aferição é instantânea, não havendo a formação de filas para medição manual.

A câmera possui função que permite identificar o rosto das pessoas para fazer medições instantâneas, o que permite o monitoramento numa distância de 1,5 a 3 metros, tendo como resultado uma imagem termográfica intuitiva e detalhada, que mostra o contraste térmico, com cores diferentes. Quem estiver monitorando o sistema, será alertado sobre a temperatura alta e deverá encaminhar a pessoa imediatamente para a área de triagem do hospital.

Para a superintendente do Hospital Escola, Samanta Madruga, o sistema de monitoramento é mais um investimento realizado para a segurança de todos, e particularmente a câmera termográfica é uma inovação com impacto importante esperado na prevenção da circulação do vírus na instituição.

Publicado em 01/03/2021, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags coronavirus, Covid, EBSERH, HE, Hospital Escola, infraestrutura, saúde, Tecnologia.