Novo mutirão de Colonoscopia do Hospital Escola ocorre dia 27

Lançado em novembro do ano passado para atender a demanda de exames reprimida pela pandemia, o Mutirão de Colonoscopia do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel) chega à sua quarta edição. Serão atendidos 12 pacientes, que já estão agendados e que fazem parte da lista de espera da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Pelotas.

A colonoscopia é um exame endoscópico que captura imagens em tempo real do intestino grosso e da porção final do intestino delgado. O aparelho utilizado chama-se colonoscópio e é um tubo fino e flexível com uma microcâmera no final, que filma o interior do intestino. O objetivo do exame é investigar a presença de câncer colorretal, pólipos e doenças inflamatórias intestinais como, por exemplo, doença de Crohn e retocolite ulcerativa. Além disso, a colonoscopia ajuda a entender a causa de diarréias crônicas e anemia sem causa aparente.

Conforme a chefe da Unidade do Sistema Digestivo, Cláudia Soares Costa, é importante que a população fique atenta a alguns sinais de doença intestinal como perda de peso sem causa aparente, anemia, dores abdominais e alterações dos hábitos intestinais. “A principal prevenção é a colonoscopia e a periodicidade da realização do exame depende dos achados endoscópicos”, detalha.

Os outros mutirões ocorreram em 21 de novembro e 5 de dezembro de 2020 e em 30 de janeiro deste ano. Foram atendidos 38 pacientes nas três edições. As ações mobilizam grande equipe da instituição desde médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, residentes e colaboradores das áreas administrativas. “É nosso compromisso, como instituição 100% SUS e pública, manter o atendimento em saúde à população, realizando eventos para reduzir a fila de espera por exames”, ressaltou Cláudia. Novas edições devem ocorrer ao longo do ano.

Publicado em 19/02/2021, na categoria Notícias.
Marcado com as tags colonoscopia, EBSERH, HE, Hospital Escola, saúde.