Hospital Escola tem novo Plano Diretor Estratégico

Foi publicado nesta segunda-feira (11), o Plano Diretor Estratégico (PDE) do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel), válido para o período de 2021 a 2023.  O plano está em consonância com a missão institucional da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal que administra 40 hospitais universitários federais, com objetivo de fornecer ensino, pesquisa e assistência de qualidade, através das melhores práticas de gestão estratégica.

Desde 2014, os HUFs definem sua estratégia por meio da elaboração de PDEs. Esses planos possibilitaram padronizar a forma de identificar os desafios de gestão e criar estratégias para transpô-los, apresentando-se como um avanço na gestão da estratégia das unidades hospitalares. No HE, a primeira edição foi elaborada em 2016.

O chefe do Setor de Planejamento, Mauro Calderipe, destaca a multidisciplinaridade do grupo de pessoas que construiu o PDE. “Foram mais de sessenta pessoas que contribuíram diretamente para a elaboração do plano, que alinha os projetos locais da Instituição ao mapa estratégico da rede Ebserh. Ressalto ainda que esta é a primeira vez que os hospitais da rede Ebserh terão um PDE elaborado no mesmo formato de documento e com o mesmo início e término de vigência (três anos), o que demonstra um avanço no conceito de rede integrada de hospitais”, disse ele.

As atividades para elaboração deste PDE foram iniciadas em meados de julho de 2020. Através da Portaria SEI nº 322, de 03 de agosto de 2020, publicada no boletim de serviços nº 268, foi nomeado o grupo de trabalho responsável pela elaboração do PDE 2021-2023. O grupo foi composto por representantes das áreas administrativa, assistencial, de ensino e de colaboradores ligados à superintendência do HE.

A partir do compartilhamento do Guia de Desdobramento da Estratégia para os Hospitais da Rede Ebserh, foram realizados encontros para discussão de temas relacionados à Fase 1 do Guia. Em meados do mês de agosto o diagnóstico situacional foi iniciado para fundamentar as próximas etapas do planejamento estratégico.

As reuniões para levantamento de insumos necessários para as oficinas de declaração de visão e identificação de macroproblemas foram realizadas em ocasiões distintas com grupos setoriais de acordo com os temas definidos para elaboração do PDE: ensino, pesquisa, assistência, sustentabilidade econômico-financeira, governança, processos e tecnologia e pessoas. Nesses encontros foram discutidas com os representantes das áreas as características de cada tema, analisando as principais carências e as projeções de melhoria considerando a vigência de três anos para execução do PDE. Nestes encontros foi utilizada a matriz SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças) como ferramenta de diagnóstico situacional, e as informações obtidas nessa etapa foram fundamentais para a elaboração do PDE.

Os encontros para definição de visão e identificação de macroproblemas ocorreram nos dias 28, 29 e 30 de setembro e foram conduzidos em conformidade com as instruções contidas no Guia de Desdobramento da Estratégia. Participaram das oficinas, além do grupo responsável pela elaboração do PDE, profissionais das áreas administrativa, assistencial, ensino, terceirizados e representantes dos alunos.

Na fase de definição de indicadores, metas e projetos locais foi realizada uma reunião presencial, em 30 de outubro, para apresentação da metodologia utilizada na elaboração destes documentos e definição dos gerentes de projetos. Uma vez que esta fase foi consolidada, os grupos passaram a discutir e elaborar o painel de contribuição do HE UFPel individualmente.

No entanto, grande parte dos encontros para tratar de assuntos referentes a elaboração do PDE ocorreram na modalidade on-line, isso ocorreu devido aos protocolos de segurança adotados pelo HE UFPel referentes à pandemia da COVID-19. Contudo, não houve prejuízo na qualidade das entregas realizadas e foi possível concluir todas as etapas dentro do cronograma previsto, permitindo que o PDE seja implementado a partir de sua publicação.

“A partir da publicação do plano será iniciada a execução dos sete projetos locais elaborados a partir da identificação dos macroproblemas. É um conjunto de ações que serão desenvolvidas ao longo do plano para o alcance dos objetivos estratégicos da Instituição”, detalhou Mauro.

O monitoramento da execução será divulgado através de relatórios periódicos feitos pelos gerentes de projetos, encaminhados ao colegiado executivo do HE e disponibilizados na página do HE UFPel. A vice-presidência da Ebserh também irá acompanhar a evolução das atividades através do portal de projetos da rede.

Publicado em 14/01/2021, na categoria Notícias.
Marcado com as tags EBSERH, Hospital Escola.