Início do conteúdo

UFPel recebe o III Seminário Nacional de Pesquisa em Educação

Desta segunda-feira, 30 de novembro, a 2 de dezembro, o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Educação (FaE) da UFPel sedia o III SENPE – Seminário Nacional de Pesquisa em Educação. Em sua terceira edição, o evento tem como tema central “Pesquisa, docência e conhecimento: desafios para a pós-graduação em tempos de conservadorismo reacionário”.

O evento, de abrangência nacional, é uma iniciativa conjunta dos programas de Pós-Graduação em Educação da UFPel, da UFFS, da UNOCHAPECÓ, da UNOESC, da UNIOESTE – Cascavel e da UNIOESTE – Francisco Beltrão. O SENPE tem por objetivo promover debates sobre a pesquisa em Educação, estreitar a relação entre os programas envolvidos e os demais programas da região, e buscar uma aproximação da Pós-Graduação com a Educação Básica.

Esta edição em 2020 será realizada de modo virtual, dado o contexto da pandemia.

A Conferência de abertura será às 19h do dia 30/11, intitulada “Pesquisa, Docência e Conhecimento: desafios para a pós-graduação em tempos de conservadorismo reacionário”, sendo proferida pelo professor Luciano Mendes de Faria Filho (UFMG). As mesas temáticas serão duas: a primeira dia 1º/12, às 9h, sobre “Formação Docente e as novas diretrizes: projetos em disputa”, com a participação da professora Olinda Evangelista (UNOESC) e da professora Suzane Vieira Gonçalves (FURG/ANFOPE-Sul); e a outra dia 2/12, às 19h, sobre “Política Educacionais, Mercado e Conservadorismo”, com a participação da professora Valdelaine da Rosa Mendes (UFPel) e do professor Ângelo Ricardo de Souza (UFPR). Já as apresentações de trabalho acontecerão nos dias 1 e 2 de dezembro.

Os links das atividades e demais informações sobre a programação podem ser acessadas na página do evento, que é a https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/SENPE.