UFPel realiza curso de Capacitação em uso e manejo de animais de laboratório

A UFPel realizou o curso de Capacitação em uso e manejo de animais de laboratório, coordenado pela professora Cristiani Folharini Bortolatto. O curso teve como objetivo difundir e atualizar conceitos e protocolos de pesquisa que envolvam animais. Além disso, objetivou a discussão a respeito da gestão de criação e manutenção de diferentes modelos animais em biotérios e seu uso ético em protocolos de pesquisa, através de um treinamento contínuo de alunos, pesquisadores e outros profissionais da UFPel e de instituições externas colaboradoras.

O curso teórico ocorreu entre os dias 19 de outubro e 8 de novembro de forma remota, através da plataforma Moodle-AVA UFPel. Neste ambiente virtual, foram disponibilizadas as palestras gravadas e os questionários referentes a cada tópico. Além disso, foram criados fóruns de discussão, permitindo aos participantes a realização de perguntas e tirada de dúvidas.

O módulo teórico contou com 135 inscritos. Destes, 60 são alunos de graduação, 46 alunos de pós-graduação e 29 professores, alunos de pós-doutorado ou outros profissionais, incluindo técnicos em bioterismo da UFPel e instituições externas. Dentre os inscritos,115 participantes aderiram ao formato remoto.

Já uma segunda etapa do curso, que corresponde à modalidade teórico-prática foi realizado nos dias 3 e 5 de novembro, através de uma atividade síncrona na plataforma Google Meet e da resolução de um questionário referente a atividade.

O curso foi ministrado por Anelize de Oliveira Felix, médica veterinária responsável técnica pelo Biotério Central da UFPel, e contou com 73 inscritos, dos quais 57 são alunos, 4 professores e 12 técnicos em bioterismo. Dentre os inscritos, 65 participantes aderiram ao formato remoto.

No primeiro semestre de 2021, se possível o retorno às atividades presenciais, será ofertada a prática no Biotério Central da UFPel para todos que queiram realizá-la de forma presencial.

Segundo a Professora Bortolatto, a ideia surgiu de pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica e Bioprospecção (PPGBBio) da UFPel, em conjunto ao Biotério Central da UFPel, que criaram um projeto tendo em vista a realização de um curso de extensão.

Como perspectiva futura, espera-se que em 2021 repita-se uma nova edição do curso, pretendendo integrar docentes, técnicos e alunos de outras instituições. O projeto também contou com a colaboração de discente do PPGBBio Tais da Silva Teixeira e dos professores César Augusto Brüning e Francisco Romero Cabral. Ainda, o projeto contou com o auxílio de uma bolsista de extensão Dianer Strellow e da professora Giovana Gamaro.

Publicado em 11/11/2020, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Biotério, Ciência, laboratórios, Tecnologia.