Projeto de ensino aborda Estudo de Conceitos no Campo das Artes da Cena

Estudantes, egressos, professores da rede municipal de ensino e demais interessados são convidados a participar do projeto de ensino “Estudo de Conceitos no Campo das Artes da Cena”, promovido pelo curso de Teatro – Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O projeto busca criar um espaço-encontro virtual contínuo de estudo no qual os conceitos no campo das artes da cena possam ser aprofundados e problematizados pelo grupo. Os encontros devem iniciar no dia 09 de novembro e ocorrerão sempre às segundas-feiras, das 18h às 20h.

O projeto tem a intenção de propor reflexão em torno dos conhecimentos sobre o fazer e o fruir nas artes da cena. Serão examinadas as nuances diferenciais relacionadas aos conceitos à luz de teóricos e críticos pensadores da cena.

O projeto vai abordar diferentes conceitos da área do Teatro, sob a ótica de variados autores e suas significações com o passar do tempo. Conforme a coordenadora, professora Aline Castaman, a proposta é que o participante possa se sentir à vontade para se aproximar dos temas trabalhados. Não é necessário ter conhecimento prévio. As aulas são abertas para quem se interessar em conhecer o que está sendo produzido em termos de pensamento teórico e crítico na arte do Teatro. “É uma oportunidade para conhecer o que se realizou em todos esses séculos, como se entendia a representação e como se entendeu ao longo do tempo. Vamos escavando e aprofundando o que significa o teatro, inclusive hoje. Embora a teoria seja ‘fixa’, ela vai se mobilizando com o tempo”, destaca.

Serão abordados aspectos como representação, vivência, presentificação; voz, escuta; presença; ação, gesto, movimento; teatro, performance, mímesis perfomativa; o pós-dramático, o híbrido, o performativo.

As inscrições podem ser feitas enviando mensagem para o e-mail acastaman@ufpel.edu.br. Os inscritos receberão as instruções e o link de acesso ao ambiente virtual onde se realizarão os encontros. Acesse o site do projeto aqui.