Início do conteúdo

“Conversa Dramática” recebe o dramaturgo Diones Camargo

O projeto de pesquisa Leituras do Drama Contemporâneo, vinculado ao curso de Teatro – Licenciatura do Centro de Artes, entrevistará na próxima semana o dramaturgo gaúcho Diones Camargo. A conversa ocorrerá no dia 03 de novembro, (terça-feira), a partir das 20h, com transmissão ao vivo pelo YouTube, no canal do projeto.

Diones Camargo é dramaturgo e roteirista, licenciado em Teatro pela UFRGS, autor de cerca de 20 peças, entre elas Andy/Edie (Prêmio Funarte de Dramaturgia 2005), Último Andar (Prêmio Funarte de Estímulo à Dramaturgia 2007), Os Plagiários (Prêmio Açorianos de Teatro 2012 – Melhor Dramaturgia) e A Mulher Arrastada (Prêmio Cenym de Teatro Brasileiro 2019 – Melhor Texto Original).

Com textos encenados por algumas das mais importantes companhias de teatro do RS, teve obras também publicadas e representadas no exterior (em Portugal, Espanha, Cuba, Uruguai, Chile e Singapura). No cinema, é roteirista e argumentista do longa-metragem A Colmeia (2019), filme baseado em sua peça homônima e que recebeu o Prêmio de Melhor Longa-Metragem Internacional no 24° Festival de Zaragoza, na Espanha, e corroteirista do curta O Último Dia Antes de Zanzibar (2016), de Filipe Matzembacher e Márcio Reolon.

Diones Camargo já esteve na UFPel em 2017 a convite do projeto Leituras do Drama Contemporâneo. Recentemente, o grupo realizou a leitura dramática virtual de seu texto Teresa e o Aquário. A entrevista será conduzida pela professora Fernanda Vieira Fernandes (coordenadora do projeto) e pela discente Brenda Seneme.

A Conversa Dramática é uma ação que prevê entrevistas com pessoas ligadas ao teatro e, mais especificamente, à escrita dramática. A cada novo episódio, de periodicidade mensal, convidados e convidadas compartilharão um pouco de suas ideias, experiências, processos e olhares.

Conversa Dramática com Diones Camargo
Data: 03/11/2020 (terça-feira)
Horário: 20h
Transmissão: Canal do YouTube Leituras do Drama Contemporâneo UFPel