Museu Carlos Ritter promove simpósio Inteligência Artificial para a Conservação da Biodiversidade

O Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), promove, nos dias 19 e 20 de outubro, o Simpósio Inteligência Artificial para a Conservação da Biodiversidade. As inscrições podem ser feitas no site oficial do evento.

De acordo com os organizadores, através da aproximação dos temas biodiversidade e emprego de tecnologias através da Inteligência Artificial para a conservação é possível abordar um outro aspecto das ciências naturais. Essa conexão evidencia os resultados aplicados do conhecimento científico e tecnológico em ações práticas para acelerar a avaliação do estado de conservação em espécies da flora e da fauna.

O Simpósio discute o emprego de Inteligência Artificial para a conservação de espécies e é oferecido on-line com o objetivo de fomentar a formação de recursos humanos especializados nesta área. O emprego de Inteligência Artificial para a conservação da natureza representa uma fronteira da Ciência ao nível mundial e, a partir desse Simpósio, busca-se promover e disseminar esse conhecimento através da divulgação científica.

O evento integra as atividades da 17ª Semana Nacional de Ciência & Tecnologia, que tem como tema “Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”. A programação conta com a participação de pesquisadores nacionais e internacionais, englobando temas relacionados à pesquisa em Inteligência Artificial e à Conservação da Biodiversidade sob diferentes aspectos. Confira a programação.

Programação do Simpósio

19 de outubro
9h – Abertura do evento – Conservação da Biodiversidade. Prof. João Iganci, Universidade Federal de Pelotas
9h30min – O estado de conservação da flora do Brasil: atuação do Centro Nacional de Conservação da Flora do Instituto de Pesquisas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Pesquisadora Patrícia da Rosa, CNCFlora, Jardim Botânico do Rio de Janeiro