PIBID-UFPel 2020–2022 inicia suas atividades

Nesta semana, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) iniciou suas atividades, de forma remota, com estudos dirigidos e diagnósticos, seguindo ambos os objetivos dos Núcleos e a proposta do Projeto Institucional. A abertura oficial do PIBID será realizada no dia 21 de outubro, às 17h, no Canal do programa no YouTube.

O PIBID é um programa da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (CAPES/MEC) que busca proporcionar aos estudantes dos cursos de licenciatura sua inserção no cotidiano das escolas públicas de educação básica.

O projeto institucional de iniciação à docência na UFPel vem sendo atualizado a cada novo edital, desde o lançamento do Programa em 2007, sempre prezando pela qualidade das ações, com compromisso e respeito com as escolas públicas parceiras.

Em 2020 o PIBID-UFPel manterá os eixos norteadores: formação didático-pedagógica geral e formação didático-pedagógica integrada. As estratégias de trabalho são em prol da valorização do trabalho docente e qualificação da formação inicial e continuada dos professores. Tem a escola pública como um importante espaço formativo, na qual os princípios e as teorias presentes nos cursos de licenciatura são articulados com as práticas vivenciadas pelos supervisores, considerados como formadores neste processo.

O projeto conta com 11 subprojetos: Arte (com três núcleos: Artes Visuais, Dança/Teatro e Música), Biologia, Educação Física, Física/Química (interdisciplinar), Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática (com dois núcleos: Ensino Fundamental e Ensino Médio), Pedagogia-Alfabetização (com dois núcleos: Educação Infantil e Anos Iniciais), Sociologia/Filosofia (interdisciplinar), totalizando 15 núcleos.

A organização dos Núcleos e suas respectivas escolas-campo, onde serão realizadas as atividades, pode ser observada no quadro abaixo. São 288 bolsas de iniciação à docência para estudantes distribuídas em todos os cursos de licenciatura presencial, 36 bolsas de supervisores para os professores da educação básica, 12 bolsas de coordenadores de área para os professores dos cursos de licenciatura e uma bolsa de coordenação institucional.

A definição das escolas se deu por meio da seleção de supervisores através dos editais PRE 005/2020 e PRE 008/2020. A seleção dos alunos se deu por meio dos editais PRE 004/2020; PRE 009/2020 e PRE 012/2020. Os coordenadores de área foram eleitos nos colegiados dos cursos e a seleção da coordenação institucional foi por meio do edital PRE Nº 001/2020.

Conheça o projeto institucional do PIBID 2020 aqui. Contato: pibid@ufpel.edu.br.

Organização dos Núcleos – PIBID-UFPel 2020-2022
Coordenadora do Pibid-UFPel: Prof.ª Vanessa Caldeira Leite

Núcleo Coordenador/a de área N.º alunos/as bolsistas N.º de supervisores/as Escolas-campo

Artes Visuais

Caroline Leal Bonilha 16 2

EMEF Cecília Meireles;

EMEF Dr. Alcides de Mendonça Lima.

Dança/Teatro

Paulo Germany Gaiger;

Alexandra Dias

EEEM Cel. Pedro Osório;

EMEF Bruno Chaves.

Música Regiana Blank Wille 16 2

EMEF Joaquim Nabuco;

EMEF Santa Irene.

Biologia Robledo Lima Gil 24 3

EEEM Santa Rita;

EMEF Cecília Meireles;

Márcio Xavier Bonorino

Figueiredo

8 1 EMEF Luciana de Araújo.
Filosofia/Sociologia

Pedro Gilberto da Silva LeiteJunior;

Francisco Beckenkamp Vargas

ETE Professora Sylvia Mello;

Física/Química

Rafael Cavagnoli;

Alzira Yamasaki

EEEM Cel. Pedro Osório;

Colégio Estadual Félix da Cunha.

Geografia Rosangela Lurdes Spironello; 16 2

EMEF Francisco Carrucio;

EMEF Osvaldo Cruz.

História Alessandra Gasparotto 16 2

EEEM Areal;

Língua Inglesa Eduardo Marks de Marques 16 2

EMEF Olavo Bilac;

Colégio Estadual Cassiano do Nascimento.

Língua Portuguesa Karina Giacomelli; 24 3

EMEI Profa. Jacema Rodrigues Prestes

EMEI Darcy Ribeiro

EMEI Ivanir Dias

Total: 15 Núcleos 19 coordenadores/as de área (12 bolsistas e 7voluntários)

288 bolsistas

(+ 72 alunos/as voluntários/as)

36 supervisores/as 24 escolas-campo (9 escolas estaduais, 15 escolas municipais

Os Núcleos com 16 e oito bolsistas estão assim configurados em virtude de o Projeto Institucional ter sofrido um corte no número de bolsas. Portanto, foi necessário um ajuste nos Núcleos, seguindo todas as orientações da Capes (Ofício nº 71/2020-DEB/CAPES; Ofício Circular nº 8/2020-DEB/CAPES e Portaria Nº 114, de 6 de agosto de 2020).

Publicado em 08/10/2020, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Educação, escolas, Licenciaturas, Pibid, PRE, Pró-Reitoria de Ensino.