UFPel lança o livro “FAEM: Um século e 35 anos” na Expofeira Digital

A UFPel todos os anos participa e tem um espaço garantido na EXPOFEIRA, um dos maiores eventos de agronegócio do Brasil, promovido pela Associação Rural de Pelotas e Sindicato Rural de Pelotas. Em um ano em que todos tiveram que se reinventar por conta do atual contexto pandêmico da COVID-19, a EXPOFEIRA 2020 acontecerá em um ambiente totalmente virtual.

Para uma vez mais marcar a presença da UFPel junto a esta comunidade pelotense, será feito o lançamento do livro “FAEM: um século e 35 anos”, com uma versão em e-book e uma edição impressa, dentro da programação virtual da EXPOFEIRA, no dia 07 de outubro às 16 h, pelo link www.expofeirapelotas.com.br (Auditório 3).

A obra faz parte das ações promovidas pela PREC em parceria com a direção da FAEM para as comemorações dos 135 anos da unidade mais antiga da UFPel, que aconteceram em 2019, sendo organizada por Dirceu Agostinetto, Francisca Ferreira Michelon e Silvana de Fátima Bojanoski, com especial colaboração de Mariane D’Avila na identificação das fotografias e com a edição feita por João Fernando Igansi Nunes e Isabela Almeida Nogueira.

Esta publicação dá sequência aos fatos descritos no livro comemorativo aos 100 anos, elaborado pelo historiador Mário Osório Magalhães e publicado em 1983. No livro atual, além das fotografias e fatos que já haviam sido relatados por Mário Osório, também constam os depoimentos dos ex-diretores falando sobre os principais avanços da FAEM no ensino, na pesquisa, na pós-graduação e na extensão nos últimos 35 anos, seguido por depoimentos de vários representantes da comunidade acadêmica. Trata-se de uma obra que registra e celebra através de fotografias e depoimentos, tantas histórias e memórias construídas por servidores e alunos da FAEM.

A produção do livro é parte de várias atividades realizadas na FAEM desde 2017 e que tiveram como motivação as comemorações dos seus 135 anos. Em um processo de preservação da história e da memória institucional, foi feita a identificação de objetos, documentos de fotografias dispersos pela unidade e que irão constituir posteriormente o Memorial Maria Eulália da Costa, uma homenagem à primeira mulher do país que conquistou a formação superior na área, no ano de 1915, na então Escola de Agronomia e Veterinária. Em outra ação, vários quadros de formatura e também as seculares cadeiras da Escola de Agronomia e Veterinária de Pelotas, foram restauradas pelas professoras Andréa Bachettini e Daniele Baltz Fonseca junto com os discentes do curso de Conservação e Restauração da UFPel.

No evento de lançamento do livro estarão virtualmente presentes o reitor Pedro Curi Hallal, o diretor da FAEM Dirceu Agostinetto, a pró-reitora de Extensão Francisca Ferreira Michelon, a coordenadora de Patrimônio Cultural e Comunidade da PREC, Silvana Bojanoski e a professora Andréa Bachettini, responsável pela identificação e ações de preservação dos acervos da FAEM. A mediação do evento será feita pela servidora da FAEM Mariane D’Avila. Serão apresentados os vídeos de alguns dos professores e servidores que deram seu depoimento para o livro, falando sobre estas histórias e memórias. Também será apresentado um vídeo produzido a partir das imagens do livro.

Assim a participação da UFPel na 94ª EXPOFEIRA será marcada por um evento virtual cheio de histórias, memórias e homenagens muito justas à mais antiga unidade que deu origem à nossa universidade.