Início do conteúdo

Primavera dos Museus 2020: Confira a programação da Rede de Museus da UFPel

Devido à pandemia do novo coronavírus, museus de todo o país e do mundo precisaram fechar suas portas. Para não se distanciar do público, muitas instituições museológicas se adaptaram ao mundo digital. Foi pensando nesta mudança que o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) definiu o tema da 14ª Primavera dos Museus: “Mundo Digital: Museus em transformação”. Neste ano, o evento será realizado on-line, entre 21 e 27 de setembro, com participação da Rede de Museus da UFPel garantida.

A programação da Rede começa no dia 21, com uma nova edição do programa “Museus para ouvir”, que vai ao ar na Rádio Federal até 27 de setembro, e com a abertura de duas exposições virtuais: , “Cartas Que Levam Abraços”, do Museu Diários do Isolamento (MuDI), e “Patrimônio Cultural Quilombola”, do Museu da Colônia Francesa.

No dia 22, inicia-se a exposição “Acervos que contam histórias!”, do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG).  O dia 24 será o mais movimentado da programação, com a realização de uma série de lançamentos e com o início do seminário sobre as experiências digitais dos museus e projetos da Rede.

No dia 26, ocorre a Mesa Redonda “Museu do físico ao digital: quais os melhores meio de comunicação com o público em época de pandemia?”, do Museu Etnográfico da Colônia Maciel.

A participação nas atividades é gratuita e aberta a todos.

Confira a programação completa:

Museus para ouvir na Primavera dos Museus – de 21 a 27 de setembro Conjunto de descrições de acervos e exposições dos museus da UFPel gravados em spots de 3 minutos que serão veiculados regularmente na Rádio Federal FM em vários horários durante a semana da Primavera dos Museus. Onde: Rádio Federal FM 107,9 ou wp.ufpel.edu.br/federalfm . Exposição “Cartas Que Levam Abraços”.  Exposição de cartas enviadas pelo público do MuDI para amigos, familiares ou outros, contando algo sobre as suas vivências, sentimentos, ânsias, esperanças durante o período de distanciamento social. 21/09/2020 a 31/11/2020 no site do MuDI – Museu Diários dos Isolamento (mudiufpel.com) . Exposição virtual do Museu da Colônia Francesa “Patrimônio Cultural Quilombola” – de 21 a 27 de setembro . Onde: https://www.youtube.com/channel/UCNKZqaLUkBBoXozb1VVMMlQ.  Exposição “Acervos que contam histórias!” – a partir de 22 de setembro Exposição virtual, contando e recontando histórias do acervo que compõem as oito coleções do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG). Onde: Site do MALG – wp.ufpel.edu.br/malg/ . Lançamentos de e-books e da página do Memorial do Anglo – 24 de setembro, a partir das 15h30 . Onde: WebConf da UFPel – link: https://webconf2.ufpel.edu.br/b/sil-ff4-qwu .

• E-book Anais da Semana dos Museus da UFPel 2020 com os textos das comunicações e palestras apresentadas na Semana de Museus da UFPel 2020.

• E-book “Acessibilidade Cultural: atravessando fronteiras” com os textos das palestras do Seminário Internacional de Acessibilidade Cultural, evento online realizado pela Rede de Museus da UFPel em maio de 2020.

• Catálogo do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo do ano de 2017 em versão digital.

• Nova página do Memorial do Anglo, a qual complementa a exposição existente, mostrando documentos históricos, publicações, vídeos e fotos sobre a trajetória do Frigorífico Anglo de Pelotas até os dias atuais.

Seminário Primavera dos Museu na UFPel – Mundo digital: museus em transformação – 24/09, das 16h30 às 17h30; e 25/09, das 16h às 17h30 Apresentações das experiências dos museus e projetos museológicos da UFPel sobre o tema “Mundo Digital: Museus em Transformação Onde: WebConf da UFPel – link: https://webconf2.ufpel.edu.br/b/sil-ff4-qwu .

Dia 24 de setembro

• Roberto Heiden – Exposição virtual: Percursos remotos, tradição e memória nas fábricas de doces em conserva de Pelotas – RS do Museu do Doce;

• Joana Schneider – Exposição “Objetos que aproximam: dentro de casa” do Museu das Coisas Banais;

• Daniel Viana de Souza – “Cartas que levam abraços” – Exposição do Museu Diários do Isolamento (MuDI);

• Chris Ramil – “Hisales e as ações virtuais na pandemia”.

Dia 25 de setembro

• Lauer Alves Nunes dos Santos – “A produção de conteúdo para mídias digitais a partir do acervo do MALG”;

• Silvana Bojanoski – Museus para ouvir: uma ação da Rede de Museus;

• João Ricardo Vieira Iganci – O Diorama Interativo do Museu Carlos Ritter;

• Andréa Lacerda Bachettini – Exposição virtual “Minhas máscaras” na página Tão perto tão longe;

• Darlan de Marchi Mamann – Fototeca da UFPel: Memória visual da UFPel durante a pandemia.

Mesa redonda do Museu Etnográfico da Colônia Maciel – “Museu do físico ao digital: quais os melhores meio de comunicação com o público em época de pandemia?”– 26 de setembro, das 15h às 16h30 Palestrantes:  • Prof. Dr. Fábio Vergara Cerqueira; • Profa. Dra. Cristiane Bartz de Ávila; • Museólogo Marcelo Lopes Lima.  Onde: https://meet.google.com/xrz-hier-idb  .