OCA será transformada em Centro de Vivências Culturais Rendez-Vous

A casa localizada na rua Dona Mariana no 1, que durante muito tempo abrigou atividades da Ocupação Coletiva de Arteirxs (OCA), em breve estará de cara nova. Desde meados de 2019, a atual gestão em contato com os integrantes da OCA, com o apoio da SUINFRA, da PROPLAN, Coordenação de Inclusão e Diversidade (CID) e Escola Superior de Educação Física (ESEF), propuseram-se a tornar aquele espaço que sempre abrigou manifestações artísticas e culturais em um centro de vivência cultural ainda mais inclusivo para toda a comunidade da UFPel: servidores (as), terceirizados(as) e discentes.

O Centro de Vivências Culturais Rendez-Vous – UFPel tem como objetivo propiciar a comunidade da Universidade um espaço multiuso para a realização de atividades que envolvem a dança, a música, o teatro, oficinas, minicursos e todos os eventos culturais e acadêmicos que os mais de 90 cursos desejarem ofertar.

A proposta foi desenvolvida a partir de uma série de reuniões entre gestão e integrantes do projeto OCA, de forma a garantir que as atividades e o propósito da Ocupação Coletiva de Arteirxs fossem consideradas e abrigadas nesta reprogramação. A parceria estabelecida entre o coletivo OCA e as demais instâncias da UFPel é um fator central para o desenvolvimento e fortalecimento da proposta, que em breve resultará em ambiente cultura que acolherá a todos e todas de forma igualitária.

Para que a proposta fosse qualificada, observando também questão de segurança dos usuários, equipes da PROPLAN e SUINFRA fizeram uma análise criteriosa das necessidades de manutenção, as quais necessitaram uma desocupação parcial do espaço. Uma série de reparos iniciados em alvenarias, telhado, elétrica e hidráulica, a partir da situação de pandemia de COVID-19, acabaram por ser interrompidas. Com a recente retomada das obras de infraestrutura, a expectativa é que o Centro de Vivências Culturais Rendez-Vous – UFPel seja entregue até o início do mês de novembro, podendo já em dezembro desenvolver as atividades e projetos que vinham sendo alivanhados desde 2019.

A escolha do local foi estratégica: ao lado do Centro de Engenharias, localizada em frente a Praça da Alfândega, a alguns minutos do ICH, da FAURB e Campus Anglo, se propõe a acolher projetos de todos os cursos, como exemplo das tratativas estabelecidas inclusive com o curso de tecnologia em Gastronomia. As obras estão a todo vapor! Preparem-se pois, enfim, a comunidade UFPel passará a contar com o Centro de Vivências Culturais Rendez-Vous – UFPel, que contemplará atividades para todos e todas.