Edital conjunto (Ensino, Pesquisa e Extensão) terá recursos do Orçamento Participativo

O Conselho de Planejamento da Universidade Federal de Pelotas (Coplan/UFPel) foi o responsável pela organização do Orçamento Participativo, com a comunidade decidindo as ações que seriam realizadas em relação à parte dos investimentos da UFPel. Nesta primeira edição, através da escolha pela Comunidade Acadêmica, R$ 436 mil foram destinados para ações relacionadas à atividades acadêmicas: “Aquisição de materiais didáticos, equipamentos e outros investimentos para o ensino, a pesquisa e a extensão (curricularização da extensão) em cursos de graduação”.

A Pandemia de COVID-19 exigiu o desenvolvimento das atividades universitárias de forma remota. Tendo em vista a necessidade de adequação da Universidade à esta nova realidade foi criada a UFPel Digital. Em processo de discussão entre as Pró-Reitorias acadêmicas e o Comitê Articulador do Coplan e, considerando a situação sanitária atual, o valor de R$ 248.513,76 do montante atribuído foi destinado à aquisição de equipamentos para a melhoria da infraestrutura de suporte para realização das atividades remotas. Essas atividades beneficiarão ações de ensino, pesquisa e extensão, no intuito de viabilizar uma maior inclusão digital, especialmente dos estudantes em maior grau de vulnerabilidade.

O restante dos recursos (R$ 188 mil) está sendo destinado a um Edital conjunto PRPPGI/PRE/PREC/COPLAN para manutenção de equipamentos ou aquisição de materiais de consumo em laboratórios multiusuários da instituição de ensino que desenvolvam atividades de pesquisa, ensino e extensão. O Edital foi lançado nesta sexta-feira (28), com orientações sobre quem é elegível para solicitar os recursos e quais as linhas de financiamento.

Essa destinação dos recursos do Orçamento Participativo tem o objetivo de integrar as dimensões (Ensino, Pesquisa e Extensão) e melhorar as condições de desenvolvimento das atividades acadêmicas dentro da UFPel. A destinação destes recursos (mais de R$ 430 mil), através do Orçamento Participativo, mostra a preocupação da comunidade com o desenvolvimento das atividades acadêmicas e demonstra, num momento de tanta carência de recursos, um desejo institucional de contribuir para a melhoria da infraestrutura em nossa Universidade.

O Edital pode ser acessado aqui: Edital Laboratórios