Comitê Covid: Volta das aulas presenciais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

COMITÊ INTERNO PARA ACOMPANHAMENTO DA EVOLUÇÃO DA PANDEMIA DA COVID-19

Nota técnica sobre o retorno das atividades acadêmicas presenciais na UFPel

Pelotas, 27 de julho de 2020

O Comitê UFPel Covid-19, a partir de avaliação do cenário atual e de projeções da progressão da pandemia em nível local, não recomenda que a UFPel retorne às atividades acadêmicas presenciais no período imediato após o fim do calendário alternativo vigente.

A recomendação se baseia nos indicadores sobre o estágio da pandemia no Brasil. Os dados mostram que o número de infecções e de óbitos pelo novo coronavírus continua em patamar muito elevado na maior parte do país, sem uma perspectiva concreta de redução.

Não é diferente no estado do Rio Grande do Sul, onde algumas regiões estão sob bandeira vermelha no programa de distanciamento controlado aplicado pelo Governo Estadual, incluindo a cidade de Pelotas, com número crescente de novos casos e de óbitos pela COVID-19.

Além disso, a análise conduzida pela Equipe Científica de acompanhamento da pandemia na UFPel aponta para meados de setembro o pico da COVID-19 em nossa cidade, com possibilidade de esgotamento dos leitos de enfermaria e de UTI disponíveis. Destaca-se ainda que Pelotas tem recebido a demanda de hospitalização de pacientes oriundos de outros municípios, tanto de sua macrorregião quanto de outras regiões do Estado. Segundo o Boletim Informativo da Prefeitura Municipal do dia 26 de julho, 46% dos pacientes em UTI já eram de outras localidades.

Assinale-se também que uma parte significativa dos estudantes da UFPel é oriunda de outras cidades do estado e do país, algumas das quais enfrentam forte crescimento de casos de COVID-19.

Por fim, se faz necessário considerar as dificuldades estruturais para oferecer condições de biossegurança adequadas para o retorno às aulas presenciais, como salas e ambientes arejados, higienização frequente dos espaços e distanciamento social mínimo necessário, de forma a garantir a segurança dos docentes, técnicos e estudantes, especialmente daqueles que integram os grupos de risco na pandemia.

COMITÊ INTERNO DA UFPEL PARA ACOMPANHAMENTO DA EVOLUÇÃO DA PANDEMIA DA COVID-19

Publicado em 28/07/2020, na categoria Manchete.