Anuário da Agricultura Familiar da Espanha tem participação da UFPel

No dia 15 de julho, em Madri, na sede da União dos Pequenos Agricultores (UPA) – a mais importante organização de representação da agricultura familiar da Espanha -, teve lugar o lançamento da 27ª edição do Anuário da Agricultura Familiar. O “Anuário da UPA” conta com publicação inédita de três pesquisadores da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

A publicação é coordenada pelo professor e pesquisador Eduardo Moyano Estrada, do Instituto de Estudos Sociais Avançados – Conselho Superior de Investigações Científicas de Espanha, com quem professores do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar (PPGSPAF-UFPel) vêm desenvolvendo ações conjuntas de pesquisa há duas décadas.

O ato contou com a presença física e o discurso de lançamento proferido por Luis Planas, Ministro de Agricultura, Pesca e Alimentação da Espanha.

O “Anuário da UPA” conta com publicação inédita firmada pelos pesquisadores Nádia Velleda Caldas, Flávio Sacco dos Anjos e pelo doutorando Germano Ehlert Pollnow. Estes três pesquisadores da UFPel se encontram em Córdoba, Andaluzia, realizando estâncias de pesquisa pelo programa CAPES PRINT UFPel. O artigo retrata a questão dos mercados institucionais com ênfase nas compras da agricultura familiar realizadas através do Restaurante Escola da UFPel. “A experiência da UFPel é considerada como um marco de referência na promoção da qualidade da alimentação, da inclusão social e da soberania alimentar”, destaca Anjos.

Leia o artigo aqui: Velleda_Sacco & Pollnow

Saiba mais sobre o ato do lançamento do Anuário neste link.